Início » Projeto aproxima estudantes de escolas públicas da cultura manauara
Educação

Projeto aproxima estudantes de escolas públicas da cultura manauara

Entre os dias 5 e 29 de setembro, alunos da rede pública de Manaus, no Amazonas, participam do projeto Arte e Jovens no Museu, que visa aproximar os estudantes a bens públicos e culturais da cidade e incentivar o uso da arte para promover o sentimento de pertencimento à identidade manauara. Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a ação atende cerca de 2,4 mil estudantes entre 12 e 19 anos de idade.

A ação é uma iniciativa da Ecotransforma Produções, empresa que realiza projetos de impacto socioambiental e de sustentabilidade, sobretudo em escolas públicas de todo o Brasil. Para tanto, a empresa se baseia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Organização das Nações Unidas, a ONU. De acordo com o diretor da Ecotransforma, Abílio Martins, o projeto chega para complementar o currículo escolar.

“Esta é uma ação que acaba reforçando nos alunos aspectos importantes do desenvolvimento como o estímulo ao pensamento crítico, o conhecimento de sua própria história, a visita a museus e outras ações culturais. Fora isso, é uma atividade que os alunos costumam gostar por tirá-los da rotina e por fazê-los perceber que é possível aprender dentro e fora da sala de aula”, revela.

Além das visitas, o projeto também promove palestras sobre Museografia e Patrimônio Cultural brasileiro. As atividades ocorrem também nas cidades de Santa Cruz das Palmeiras e Vinhedo, no interior do estado de São Paulo.

Museu da Cidade de Manaus

Endereço: Praça D. Pedro II, s/n, Centro

Horário: terça-feira a domingo, das 9h às 17h.