Início » Ex-deputado paraense Paulo Rocha é nomeado titular da Sudam
Política

Ex-deputado paraense Paulo Rocha é nomeado titular da Sudam

O ex-senador do PT pelo Pará, Paulo Rocha, foi nomeado como titular da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). A nomeação para chefiar o órgão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (10), e foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Um dos nomes fortes do PT no Pará, Paulo Rocha foi deputado federal entre os anos de 1991 e 2011, e de 2015 a 2023 exerceu o mandato de senador da República.

Em suas redes sociais, o ex-senador comemorou a nomeação. “Tem novidade na área, companheirada! Paulo Rocha é agora o novo superintendente da Sudam. É o paraense mais pai d’égua agora trabalhando para desenvolver a região amazônica”, escreveu.

Incentivos fiscais

Paulo Rocha vai chefiar uma autarquia criada há 57 anos pelo governo federal para – assim como a Suframa – promover o desenvolvimento na região amazônica, concedendo incentivos fiscais. De acordo com as regras vigentes, dentre os incentivos, está a redução de 75% do imposto sobre a renda com base no lucro da exploração de pessoas jurídicas que possuam projeto protocolado até 31 de dezembro de 2023 para instalação, ampliação, modernização ou diversificação, enquadrado nos setores da economia considerados prioritários para o desenvolvimento regional nas áreas de atuação da Sudam. Além disso, a regra prevê a possibilidade de depósito de 30% do valor do IR devido pelos empreendimentos, acrescido de 50% de recursos próprios para reinvestimentos em projetos de modernização ou compra de equipamentos.
A Sudam tem sede em Belém (PA), mas sua atuação abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Com informações de O Liberal e do Portal ÚNICO.