Início » Saúde do Amazonas participa de mobilização de combate ao abuso e à exploração Sexual contra crianças e adolescentes
Geral

Saúde do Amazonas participa de mobilização de combate ao abuso e à exploração Sexual contra crianças e adolescentes

Evento ocorreu em Manaus nesta quinta-feira (18/05)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, nesta quinta-feira (18/05), do ato público “Faça Bonito vai à praça”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O ato ocorreu na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro, zona sul de Manaus.

O ato público ocorreu como atividade da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. A iniciativa é do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA/AM).

Também estão entre os parceiros da ação a FVS-RCP, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), além da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Sociedade Civil Organizada.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a participação da instituição no ato. “Enquanto Vigilância em Saúde, temos a Vigilância de Violências que monitora e fortalece as ações, junto aos municípios, no intuito de divulgar ainda mais a mensagem de proteção às crianças e aos adolescentes”, afirma.

A técnica Cassandra Torres, da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (GVDANT), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, reforça a importância da ação coordenada voltada para combater o abuso e a exploração contra crianças e adolescentes.

“Esse é um assunto importantíssimo que deve estar em pauta o ano todo e em todos os lugares. Enquanto Vigilância de Violências no Amazonas, atuamos na produção e divulgação de informações epidemiológicas sobre a violência para subsidiar o Estado na elaboração de políticas públicas de enfrentamento e promoção à saúde.

A FVS-RCP acredita e atua na prevenção desse agravo, reforçando seu papel na rede de proteção do estado do Amazonas, acrescenta Cassandra.

Faça Bonito

A Campanha Faça Bonito é realizada com o objetivo de mobilizar a sociedade com o compromisso de proteger as crianças e os adolescentes promovendo atividades de mobilização com foco na prevenção desses agravos.