Início » Amazonas participa da Conferência Livre Vigilância em Saúde e Ambiente
Geral

Amazonas participa da Conferência Livre Vigilância em Saúde e Ambiente

Evento é realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, na quarta-feira (17/05), da Conferência Livre Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, evento da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.

O evento contou com a participação de instituições de vigilância em saúde dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal. O encontro tem o objetivo de debater propostas, criar ações efetivas nas diretrizes de saúde, que nortearão os planos que virão a ser estabelecidos. Assim como a FVS-RCP, estiveram presentes para compartilhar as experiências da instituição com os representantes de outros estados do país.

A conferência contou com discussões sobre as expectativas para a vigilância em saúde no país, os desafios e o fortalecimento dos sistemas de vigilância como ferramenta para equidade, vigilância e controle social e participação comunitária na vigilância em saúde e ambiente.

Responsável pelo planejamento e ações estratégicas da Fundação, Augusto Zany ressalta a importância da presença da instituição na iniciativa. “A conferência permite que a FVS-RCP e as demais instituições de outros estados tenham uma troca de experiências benéficas para a implantação de ações de saúde que consequentemente fazem com que a sociedade ganhe acesso a melhores serviços de saúde”, disse.

Conferência Livre

O evento contou com a participação de todos os estados do Brasil e funcionou como espaço para debates e encaminhamentos de propostas para discussão do tema central da 17º Conferência Nacional de Saúde – “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, de onde emergirá as diretrizes que irão nortear os planos de saúde para os próximos quatro anos