Início » 2° Festival de Pesca do Mapará aconteceu no fim de semana, celebrando o fim do Defeso
Amazonas

2° Festival de Pesca do Mapará aconteceu no fim de semana, celebrando o fim do Defeso

A 2° Festa do Mapará aconteceu no fim de semana no município de Careiro da Várzea, distante 25km da capital, e contou com a presença do deputado federal Sidney Leite. O evento celebra o manejo do peixe que deve gerar renda de R$ 2 milhões para a cidade.

Cerca 280 toneladas de peixes da espécie Mapará são retirados do Complexo de Lagos do Rei e devem gerar renda de R$ 2 milhões a 600 pescadores artesanais do município este ano. Para o deputado Sidney Leite, que atua na luta do segmento, esses números comprovam que a Pesca artesanal é a renda de muitas pessoas e precisa ser desburocratizada e valorizada.

“A recriação do ministério da pesca é prova de que temos um governo disposto a respeitar esses trabalhadores, mas ainda precisamos do pagamento dos predatórios de 2015 e do Desenvolvimento de um aplicativo para recadastramento da classe que realmente funcione. Nós b sabemos que a realidade de Internet na nossa cidade não condiz com o resto do país e isso tem prejudicado o segmento “, afirma Leite.

O Mapará é um peixe tem um rendimento de filé fantástico, o pescado não possui espinha e é prioritariamente exportado para outros estados e países, como conta a secretaria municipal de meio ambiente, Maria Lúcia Costa

“Ele é pouco valorizado no Amazonas, por isso é preciso também que nossos chefs de cozinha possam incentivar a gastronomia do peixe mapará na região. Essa festa celebra o nosso peixe e os nossos pescadores”, conta.