Início » Idam inicia atividades com Unidade Demonstrativa de Abacaxi, em Barreirinha
Amazonas

Idam inicia atividades com Unidade Demonstrativa de Abacaxi, em Barreirinha

Serão plantadas 20 mil mudas na unidade, que permitirá capacitação de agricultores familiares no cultivo da fruta

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) implantou a primeira Unidade Demonstrativa de Abacaxi em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), em parceria com a prefeitura municipal. O objetivo é transmitir aos agricultores familiares da região boas práticas no cultivo da fruta.

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Barreirinha, o engenheiro agrônomo Rafael Koide, durante os três dias, destinados à implantaçã, foi realizado um curso sobre boas práticas agrícolas para o cultivo do abacaxizeiro, ministrado pela Eng Agrônoma Silvia Christina Abreu, coordenadora do Projeto Prioritário do Abacaxi.

O curso foi coordenado pela engenheira agrônoma Ana Cecília Lobato da Gerência de Produção Vegetal (GPV) e pelo gerente da unidade local.

“A implantação está dividida em duas etapas. Durante a primeira, foi realizado o preparo mecanizado de 1/2 hectare com aplicação de calcário a lanço e incorporação com grade aradora e posteriormente serão cultivadas 20.000 mudas de abacaxi da variedade turiaçu”, delineou Koide.

A Unidade Demonstrativa está localizada na Agrovila Caranã e beneficiará 25 produtores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Caranã. A implantação ocorreu entre os dias 23 e 25 de março, contando também com a participação do prefeito de Barreirinha, Ridson Barbosa.