Início » Prefeito participa de abertura de jogos escolares
Manaus

Prefeito participa de abertura de jogos escolares

Mais de 6 mil alunos estão envolvidos na 24a. Municipíada e 6a. Paramunicipíadas deste ano

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na manhã desta terça-feira, 14/11, a abertura das 24ª Municipíadas e da 6ª Paramunicipíadas, na arena poliesportiva Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul. Com o tema “Educação: Compromisso de todos, potencializando a formação integral do ser humano”, o evento conta com a participação de mais de seis mil estudantes da rede municipal de ensino.

Segundo o prefeito, as Municipíadas têm o objetivo de desenvolver o desporto escolar, promovendo a socialização dos alunos.

“Nós queremos, por meio das atividades esportivas, fazer um trabalho de inclusão social, educacional e participativo, porque vejo no esporte uma das ferramentas mais importantes de inclusão juntamente com a educação, educação e esporte caminhando juntos, certamente teremos uma sociedade melhor. Temos 6,5 mil atletas envolvidos na 24ª Municipíadas, e eu reforço aqui para os professores a importância de se fazer os investimentos na educação sem esquecer o desporto”, garantiu Almeida.

O evento iniciou com os desfiles das delegações, representando as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) e logo em seguida o acendimento da tocha olímpica que passou pelas mãos de vários atletas, até chegar ao acendimento da pira. As seletivas para os jogos ocorreram desde março deste ano e, agora, na fase final, participarão aproximadamente 6,5 mil estudantes nas Municipíadas e 250 nas Paramunicipíadas, que disputarão em 14 modalidades: voleibol, basquetebol, futsal, handebol, futebol de campo, atletismo, tênis de mesa, xadrez, natação, judô, jiu-jitsu, badminton e a ginástica rítmica, em caráter de exibição.

“Nós estamos movimentando muito mais o esporte educacional, porque nós temos um prefeito que permite isso. Hoje, nós temos modalidades como o xadrez em 60 escolas da Semed, levando entretenimento e esporte de qualidade para as nossas crianças. Nós somos a terceira maior rede do Brasil, e é dessa forma que nós precisamos agir, e estamos agindo”, pontuou a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dulce Almeida.

Jogos escolares

O coordenador de Esportes da Semed, Ronnie Melo, destacou que durante o ano, outras atividades foram realizadas, e que as disputas iniciaram com a participação de mais de 12 mil alunos de 298 escolas.

“Esse evento marca o encerramento do desporto educacional na Semed. Durante todo o ano realizamos várias atividades esportivas, onde iniciamos com mais de 12 mil alunos e na parte final, contamos com aproximadamente seis mil atletas. São muitas crianças e adolescentes envolvidas na prática de esporte”, comentou.

Uma dessas atletas é a Antônia Manuela Paiva, de 15 anos, 9º ano, estudante da escola municipal Raymunda de Mattos Pereira Gadelha, no Tarumã, zona Oeste da capital. Para ela, esse momento ficará marcado para sempre. “Eu me sinto muito lisonjeada por ter sido a primeira em carregar a tocha olímpica. Essa foi uma experiência muito gratificante e que ficará para sempre guardado na minha memória”, disse a campeã do atletismo nos 100 metros e 300 com barreira.

Para a aluna Manoela Martins, de 14 anos, 8º ano, da escola municipal Santa Rosa 2, classificada no Futsal, o esporte é fundamental na vida das pessoas. “O esporte é muito importante na vida das pessoas, para o corpo e também para o psicológico, já que existe o contato com as outras pessoas. Eu estou muito confiante que a nossa escola será campeã no futsal”, afirmou a aluna.