Início » Manaus estuda adesão à iniciativa ´Unidade Amiga da Primeira Infância´, do Unicef
Manaus

Manaus estuda adesão à iniciativa ´Unidade Amiga da Primeira Infância´, do Unicef

Primeiro lugar entre as capitais no programa nacional Previne Brasil, que mede a qualidade da saúde básica nos municípios brasileiros, Manaus segue na implementação de novas estratégias para fortalecer os serviços oferecidos à população e estuda, agora, a adesão à iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para apoiar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos de idade, com metodologias aplicadas a unidades municipais de saúde e de educação.

A convite do órgão, a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, participou, nesta quinta-feira, 26/10, do Seminário Nacional da Uapi, realizado em Brasília (DF), onde conheceu os critérios para adesão ao programa, que prevê assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação das unidades que cumprirem as dez diretrizes definidas pelo Unicef para a melhoria do crescimento e desenvolvimento infantil.

Cada edição da iniciativa dura um ano e meio, período em que as equipes serão capacitadas para qualificar serviços prioritários que, no caso da saúde, estão relacionados ao crescimento, nutrição e saúde bucal; ao desenvolvimento infantil; ao vínculo familiar; à imunização; à caderneta da criança; e ao diagnóstico e encaminhamento de crianças com deficiência, atraso no desenvolvimento e doenças raras.

Shádia Fraxe avalia que o programa poderá trazer novos avanços para a saúde do município e informa que a adesão à Uapi será discutida agora com a área técnica. “Temos trabalhado no sentido de sempre elevar a qualidade da assistência prestada à população na atenção primária à saúde e o apoio de organizações externas, como o Unicef, é muito bem-vindo por nos propor desafios e auxiliar com metodologias inovadoras”. A secretária lembra que o município já conta com o selo Hospital Amigo da Criança, também do Unicef, concedido à maternidade Dr. Moura Tapajóz pelo cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.  

Reconhecimento

De acordo com Shádia Fraxe, durante o seminário em Brasília, os esforços da Prefeitura de Manaus para a imunização infantil, em especial, das crianças que residem em áreas de maior vulnerabilidade social e de difícil acesso, como as rurais e ribeirinhas, foram evidenciados como exemplo de boas práticas na atenção primária à saúde.

“Foi muito gratificante servir de referência, ao lado de municípios do Nordeste, que também usam estratégias diferenciadas para chegar aos lugares mais afastados dos centros urbanos e garantir que as crianças sejam vacinadas e estejam protegidas contra doenças imunopreveníveis”.

A secretária também compartilhou durante o evento o conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus na rotina das unidades de saúde com foco na gestação e na primeira infância, destacando o crescimento de indicadores relacionados ao atendimento de crianças.

“Entre 2021 e 2023, saímos de 68 para 153 unidades com ações da Atenção Integradas às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), de 96 para 101, as unidades com Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (Eaab) e, de 40 para 69, as unidades que realizam o teste do pezinho”, informou.

Além disso, dados atualizados da Semsa, mostram que a prevalência do aleitamento materno exclusivo saiu de 15.210 para 21.642 crianças, nos últimos dois anos. E, em relação ao acompanhamento de saúde, a rede municipal aumentou de 190 mil para 268 mil atendimentos de crianças e adolescentes e, no período específico de 0 a 6 anos, saiu de 142 mil para 215,6 mil atendimentos nas unidades municipais de saúde.

Dez passos

As dez diretrizes definidas pelo Unicef para a certificação das unidades de saúde Amigas da Primeira Infância incluem fortalecer as competências individuais em saúde e desenvolvimento infantil entre gestantes e suas famílias acompanhadas pela unidade; monitorar a realização dos testes de triagem neonatal; realizar pelo menos nove consultas de puericultura nos dois primeiros anos de vida; acompanhar o crescimento infantil em todas as consultas das crianças; e estimular o protagonismo das famílias na vigilância do desenvolvimento infantil, bem como promover o acolhimento, pré-diagnóstico e encaminhamento de casos suspeitos de deficiência, atraso no desenvolvimento e doenças raras para atenção especializada e multidisciplinar.

Além disso, as unidades devem estimular o aleitamento materno; realizar a prevenção de deficiência de micronutrientes; acompanhar o calendário vacinal, promovendo a busca ativa de não vacinados; orientar as boas práticas de saúde bucal; trabalhar de forma integrada com Centros Municipais de Educação Infantil e programas municipais, estaduais e nacionais de visitas domiciliares de crianças e gestantes direcionados ao fortalecimento de competências familiares e à promoção do desenvolvimento infantil.

De acordo com o Unicef, a Uapi é uma iniciativa inovadora, testada e avaliada em Fortaleza (CE), que apoia a qualificação dos serviços, a fim de contribuir com os resultados das políticas municipais para a primeira infância.