Início » Bolsonaro e Do Val dão versões divergentes à PF sobre reunião no Alvorada
Política

Bolsonaro e Do Val dão versões divergentes à PF sobre reunião no Alvorada

Adriano Machado/Reuters e Amanda Perobelli/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o senador Marcos do Val apresentaram versões diferentes sobre uma reunião que tiveram no Palácio da Alvorada, em dezembro de 2022, da qual também participou o deputado Daniel Silveira.

Bolsonaro afirmou que não tratou de nenhum plano para gravar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Já Do Val disse que o tema foi, sim, tratado, introduzido na reunião por Silveira.

Do Val disse que, em determinado momento do encontro, Silveira interrompeu a conversa para tratar sobre a possível gravação de Alexandre de Moraes. O objetivo da trama seria levantar suspeitas sobre a atuação de Alexandre de Moraes como presidente do TSE e, na sequência, tentar invalidar o resultado da eleição presidencial de 2022, na qual Bolsonaro foi derrotado pelo hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo Do Val, apenas ele e Bolsonaro presenciaram a fala de Daniel Silveira. O senador declarou também que o então presidente apenas ouviu a proposta e não se manifestou sobre o assunto.

Na avaliação do parlamentar, Silveira tentava convencer os interlocutores a aderirem ao que chamava de “missão”. Ele disse que Bolsonaro pareceu surpreso com o assunto, o que, para Marcos do Val, foi um indicativo de que o então presidente desconhecia o que seria tratado no encontro.

As versões divergentes de Bolsonaro e Do Val sobre a reunião reforçam as suspeitas de que o ex-presidente estaria envolvido em um plano para tentar invalidar o resultado da eleição presidencial de 2022.