Início » ‘Setembro Verde’: Câmara Municipal de Manaus promove inclusão de PcDs no quadro de servidoresProfissionais atuam diariamente em diversos setores da Casa Legislativa
Destaque Manaus

‘Setembro Verde’: Câmara Municipal de Manaus promove inclusão de PcDs no quadro de servidoresProfissionais atuam diariamente em diversos setores da Casa Legislativa

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), além das suas atribuições oficiais, também assume compromissos sociais que beneficiam a sociedade, promovendo acessibilidade e incluindo no seu quadro de servidores Pessoas com Deficiência ou mobilidade reduzida.

A iniciativa ganha ainda mais valor em períodos como o da campanha “Setembro Verde”, mês da luta pela inclusão das Pessoas com Deficiência. Nesta quinta-feira (21/09), celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Na CMM elas estão em gabinetes, nas diretorias administrativas da Casa Legislativa e até na segurança, como é o caso do agente de portaria Cláudio Ribeiro, colaborador terceirizado da CMM. Conhecido por todos, Cláudio auxilia na segurança da entrada do prédio e no ordenamento do plenário Adriano Jorge.

Quem trabalha diretamente com o agente de portaria elogia o empenho do servidor. “De forma geral, ele é uma pessoa que realiza o seu trabalho com presteza. Para nós tem sido uma alegria, espero que ele continue”, disse o subgerente de segurança da CMM, Ricardo Souza.

Há dois meses o fotógrafo Mauro Pereira, deficiente auditivo, ingressou no quadro de colaboradores da Diretoria de Comunicação Jornalista Haroldo Furtado (Dicom), da Câmara Municipal. O fotógrafo conta que a experiência na Casa Legislativa está sendo importante para o seu crescimento profissional.

“Eu me sinto bastante confortável trabalhando aqui. Quando a gente tem uma certa dificuldade na comunicação, como nós temos três intérpretes de Libras, eles me acompanham para facilitar a comunicação. No início eu fiquei bastante nervoso, como eu nunca tinha feito foto assim, jornalística, eu me senti um pouco assustado. Mas a equipe me passou confiança”, relatou Mauro.

O diretor de Comunicação da CMM, Mário Marinho, explica que a gestão do presidente da Câmara Municipal, vereador Caio André (Podemos), é inclusiva na sua totalidade.

“Nós incluímos a Libras nos nossos jornais, intérpretes de Libras na nossa programação e a chegada do Mauro, que é um fotógrafo talentoso, vem para coroar esse trabalho que nós estamos desenvolvendo aqui na Câmara Municipal de Manaus”, enfatizou o diretor.

Inclusão na programação – Com o objetivo de trazer mais acessibilidade e informação, a TV Câmara Manaus, incluiu intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libra) durante a exibição do telejornal Bom Dia Câmara, que estreou na grade de programação em agosto. A inserção é inédita no telejornalismo manauara e marca a estreia da nova programação do canal legislativo.

Além do matinal, o jornal das 18h, “CMM Notícias”; e o boletim informativo “Momento Câmara” também contarão com interpretação em Libras.