Início » Secretário diz que não há crise na segurança pública no AM
Amazonas

Secretário diz que não há crise na segurança pública no AM

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Carlos Mansur, negou que o estado esteja em uma crise de segurança pública. Ele citou a redução de indicadores criminais no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mas o relatório também cita o estado como o terceiro mais violento do país.

A fala do ministro foi na última segunda-feira (24) quando ele anunciou a transferência de 13 presos do estado para presídios federais.

“Para falar em crise, nós temos que ter indicadores. E quais são esses indicadores? coletivos urbanos, isso não estamos vendendo. Muito pelo contrário”, declarou o secretário em entrevista à TV Amazonas.

Mansur justificou a declaração de Flávio Dino pela solicitação feita pela SSP-AM ao Ministério para transferência de detentos que, segundo Mansur, é uma ação de “praxe” da secretaria para descentralizar líderes de facções criminosas no estado.

A redução de indicadores criminais no Amazonas pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada na semana passada, foi citada pelo secretário para rebater a fala do ministro. Contudo, apesar da queda no número de homicídios dolorosos e latrocínios, o relatório cita o estado como o terceiro mais violento do país, com taxa de 38,8 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes.