Início » Presidente do TCE anuncia criação da Ouvidoria da Mulher
TCE

Presidente do TCE anuncia criação da Ouvidoria da Mulher

Conselheira Yara Lins assume pela segunda vez presidência da Corte de Contas do AM

Na manhã desta sexta-feira (1º), durante solenidade de posse, a nova presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2024-2025, conselheira Yara Lins dos Santos, em um discurso emotivo e comprometido, anunciou a criação da Ouvidoria da Mulher como uma das primeiras ações de sua gestão.

A conselheira, que novamente faz história sendo a única mulher a presidir a Corte de Contas amazonense, enfatizou a importância de ouvir as mulheres que precisam de apoio. “Criaremos a ouvidoria da mulher para ouvir àquelas que precisam da nossa ajuda no combate à violência e o preconceito”, afirmou a conselheira-presidente durante a cerimônia de posse.

Destacando a equipe especializada que apoiará a iniciativa, a presidente afirmou que a nova Ouvidoria da Mulher contará com profissionais capacitados para o atendimento e tratamento das temáticas relacionadas.

Ainda em seu discurso, a presidente Yara Lins dos Santos citou a importância de liderar, de forma ativa, para que todo o corpo de servidores e colaboradores criem um ambiente funcional de harmonia.

“É função do líder desenvolver as habilidades comportamentais para liderar pessoas. Nós não lideramos apenas processos ou máquinas para o cumprimento das leis. As instituições públicas são formadas por pessoas, e estas merecem total respeito. Os servidores são nosso bem mais precioso. Cada um é fundamental para que possamos realizar o trabalho com a credibilidade e a confiança que a nossa instituição já alcançou e continuará alcançando. Quero assegurar aos colegas e servidores que vamos trabalhar com harmonia, pacificação, transparência e dedicação “, destacou a presidente Yara Lins dos Santos.

A trajetória da conselheira-presidente, que passou por diversos cargos estratégicos e fez uma carreira ascendente no serviço público, serviu de motivação para a criação do setor focado em denúncias para as mulheres.

“Carrego comigo as cicatrizes do meu dever cumprido. Cada uma me fortaleceu para chegar até aqui. Tenho a certeza de que, sendo a primeira mulher presidente do TCE e com quase 50 anos de trabalho, carrego muitas cicatrizes. Nunca deixei que nenhuma me impedisse de seguir firme e manter a fé na instituição que represento, a fé na vida, a fé nas minhas vitórias, e principalmente, a fé em Deus”, afirmou a presidente.