Início » Ceará se destaca no Ranking de Competividade dos Estados
Notícias Corporativas

Ceará se destaca no Ranking de Competividade dos Estados

Especialistas dos setores de cosméticos, saneantes, plásticos e tintas estarão reunidos em um evento nos dias 14 e 15 de setembro, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza - para compartilhar conhecimento e experiências entre as indústrias químicas do estado

O Centro de Liderança Pública – CLP acaba de lançar o Ranking de Competividade dos Estados e Municípios 2023. No Nordeste, o destaque ficou para o Ceará na primeira posição. No ranking geral, o estado ocupa a  décima segunda posição. O três primeiros lugares do ranking nacional mostram São Paulo na primeira colocação, Santa Catarina na segunda, Paraná na terceira. 

O ranking avaliou 99 indicadores  em critérios de ESG (sigla em inglês que quer dizer ambiental, social e governança) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com uma população de mais de oito milhões de pessoas e uma participação no PIB de 2,2%, o Ceará também se destaca como um dos maiores geradores de postos de trabalho no Brasil, além do Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Pará. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, divulgados em 30 de agosto deste ano, mostram que foram criados 6.490 novos postos de trabalho no estado em julho.

Logística em foco

“O Ceará se destaca nas áreas de educação, inovação e de produção de energia limpa. Agora, cada vez mais, o estado está se transformando também em hub logística”, explica Marcelo Zeferino, Chief Commercial Officer (CCO) Prestex – empresa especializada em solução logística emergencial B2B.

O novo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC prevê um investimento R$ 73,2 bilhões, incluindo projetos considerados cruciais para a logística do Ceará, como o 4º Anel Viário, a Ferrovia Transnordestina, o Eixão das Águas e a duplicação da BR-116.  

Para Marcelo,  em um país com dimensões continentais como o Brasil, todo investimento em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias é bem-vindo. “O Nordeste, por exemplo, é a segunda maior região em termos de desenvolvimento logístico, mas também é um dos locais mais afetados pelas péssimas condições das rodovias”, destaca o COO. 

Soluções

Uma solução para enfrentar os desafios das estradas e para transportar mercadorias com mais agilidade é o transporte aéreo emergencial. “A logística aérea é uma vantagem competitiva para as empresas. Afinal, além da agilidade e rapidez, outro destaque deste modal é a  segurança no transporte e os menores riscos de danos às mercadorias transportadas”, explica o especialista.

Nos dias 14 e 15 de setembro, representantes da Prestex e de diversas empresas estarão reunidos na 6º EXPO CEARÁ QUIMICA, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza. O evento é dedicado aos fornecedores de fragrâncias, matérias primas básicas, embalagens, rotulagem, máquinas, equipamentos, transportes, serviços e distribuidores de cosméticos e saneantes. 

Sobre itens classificados como Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – HPPC, que inclui fragrâncias, cosméticos e saneantes – Marcelo alerta que o transporte desses produtos e matérias primas deve atender às regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, pois exigem cuidados parecidos com o transporte de medicamentos. “É preciso seguir padrões rigorosos de iluminação, temperatura e higiene, para que não haja nenhum tipo de alteração da composição química do produto”, explica o especialista.

Há 20 anos no mercado de logística aérea emergencial, a Prestex investiu R$ 1,8 milhão para estar totalmente adequada às novas resoluções da ANVISA, com veículos e salas de armazenagem temporária de produtos que já passaram por qualificação térmica, sistema de climatização e controle de temperatura e umidade durante todo o período de transporte da carga. 

“Nossos profissionais são especializados em ANVISA e cargas perigosas. O mercado necessita de empresas sérias e que cumpram o transit time. A Prestex faz isso e tem se tornado referência também no transporte de cargas ANVISA”, completa Marcelo Zeferino. 

A 6º EXPO CEARÁ QUIMICA contará com a parceria do Instituto Orbitar, FIEC e SEBRAE. A inscrição é gratuita e os participantes terão acesso às discussões e à exposição de diversas soluções, como armazenagem, movimentação, tecnologias e transportes. A Prestex estará presente para apresentar o transporte aéreo emergencial para o setor.