Início » Presidente da Guiana pressiona Brasil e cobra ajuda do governo Lula contra Venezuela
Destaque Geral

Presidente da Guiana pressiona Brasil e cobra ajuda do governo Lula contra Venezuela

Ditadura de Nicolas Maduro quer invadir território de Essequibo, rico em petróleo, e que pertencente à Guiana

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse esperar que o Brasil assuma um papel de liderança na manutenção da paz na América do Sul. A declaração é uma reação após o regime venezuelano realizar um suspeito referendo sobre a anexação de dois terços do território guianês.

Em entrevista à GloboNews, Ali disse que todos querem que a região permaneça como um local de paz e estabilidade. “Nós esperamos que o Brasil tenha um papel de liderança, um papel significativo em garantir que essa região se mantenha. O que a Guiana quer, a única ambição da Guiana é que essa região se mantenha uma região de paz e estabilidade, onde todos nós podemos coexistir em harmonia“, manifestou Ali.

Ali afirmou ainda que teve uma conversa com o presidente Lula antes do referendo e destacou as medidas tomadas pelo governo brasileiro para proteger seu território.

“O Brasil tem uma boa relação conosco também e nós esperamos que a Venezuela aja com princípio. Nós conversamos com o presidente Lula e com o ministro do exterior (Mauro Vieira) e os dois garantiram que a Venezuela estará do lado certo da lei (…). Então, nós temos confiança de que o Brasil vai agir de maneira responsável, de maneira que seja condizente de um país que mostra maturidade e liderança”, ressaltou o presidente da Guiana.