Início » Careiro da Várzea: 70 bovinos são inseminados artificialmente, durante ação do Idam
Amazonas

Careiro da Várzea: 70 bovinos são inseminados artificialmente, durante ação do Idam

 Na iniciativa, que faz parte do programa + Pecuária Brasil, o instituto percorreu oito propriedades do município

Com a finalidade de aumentar a produtividade da pecuária bovina de leite e de corte, o Governo do Amazonas, por meio do Secretaria de Produção Rural (Sepror) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), iniciou, nesta sexta-feira (06/10), a inseminação artificial em mais de 70 animais bovinos de oito propriedades rurais do município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus).

Os preparativos para a inseminação artificial iniciaram dez dias antes, quando os técnicos visitaram as propriedades selecionadas e realizaram o protocolo hormonal para induzir o cio nos animais. 

De acordo com a coordenadora do Programa Mais Pecuária Brasil no Idam, Maria Oliveira, este é o primeiro ciclo de inseminação artificial no município. Após realizar o diagnóstico gestacional, será feita a ressincronização, com a repetição do protocolo nas vacas que não pegaram cria e início do protocolo em outros animais. 

“Tínhamos 100 animais disponíveis para esta etapa, mas perdemos alguns por inúmeros fatores. Isso é normal em todas as etapas. Na próxima, serão mais 100 animais inseminados e vamos repetir estes ciclos até bater a meta que, de acordo com o programa, é de 500 prenhezes em Careiro da Várzea”, explicou a coordenadora.

+Pecuária Brasil 

A ação faz parte do Programa + Pecuária Brasil, fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Sepror, Idam, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).

 “O Sistema Sepror abraçou o programa com objetivo de beneficiar nossos produtores. No caso dessas propriedades de gado leiteiro do Careiro da Várzea, o melhoramento genético é voltado especificamente para produção de leite. Isso vai garantir que o rebanho seja cada vez mais produtivo”, destacou a coordenadora de projetos da Sepror, Sinara Albuquerque.

 O próximo município com previsão de ser atendido é Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus). O último que recebeu a ação foi Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), onde foram atendidas três propriedades e 76 animais.