Início » Edital destina 50 mil reais a organizações e coletivos da região amazônica
Educação

Edital destina 50 mil reais a organizações e coletivos da região amazônica

 

Até o dia 27 de agosto, o Nossas Cidades Amazônia recebe inscrições de grupos do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso para treinamento em ativismo

Estão abertas até o dia 27 de agosto as inscrições para o edital “Nossas Cidades Amazônia”. A iniciativa vai selecionar três organizações e coletivos da região amazônica para um treinamento em criação de mobilizações. Além de formações online e atividades presenciais, os grupos selecionados vão ter acesso a tecnologias de mobilização e receberão um aporte de R$50 mil para impulsionar seu trabalho. O Edital é uma iniciativa do NOSSAS, organização que apoia ativistas e coletivos na luta por direitos e incidência nas políticas públicas há mais de 10 anos.

Para a coordenadora de mobilização do NOSSAS, Luciana Travassos, o edital é uma forma de valorizar as pessoas que vivem no território amazônico e se organizam por políticas públicas que protejam as populações e os ecossistemas da região. “Como Mobilizadora nascida e criada no Amazonas, eu vejo esse edital com uma grande oportunidade de impulsionar coletivos e movimentos de base, que estão diariamente na linha de frente. Pessoas que atuam diretamente nos territórios amazônicos, mas não possuem recursos para impulsionar seu ativismo e promover mudanças locais”, ela comenta. “Queremos chegar cada vez mais no norte e nordeste do país, possibilitando formação e o oferecimento de recursos financeiros para viabilizar grandes ideias e tirá-las do papel.”

Podem se inscrever organizações, projetos ou movimentos coletivos formalizados ou não, que não tenham fins lucrativos e possuam origem e atuação comprovada na Amazônia brasileira (serão considerados os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará e municípios localizados no bioma amazônico do Tocantins, Maranhão e Mato Grosso).  A pessoa proponente deve ter mais de 18 anos e seu grupo precisa ter disponibilidade para atividades semanais durante o período do treinamento.

Além do apoio financeiro para o desenvolvimento de campanhas de mobilização, os grupos selecionados participarão de um processo de formação pedagógica e construção de rede de trocas ao longo de seis meses, com foco principal em estratégias de campanhas, comunicação e táticas criativas. Receberão também mentoria com um time de mobilizadores para colocar no mundo campanhas de mobilização para as mais diversas pautas amazônicas. 

Inscrições

Para se inscrever no edital é necessário cumprir algumas etapas: a primeira delas é preencher o formulário de pré-inscrição no site www.amazonia.rnc.org.br. Após o envio, será encaminhado um e-mail com instruções da próxima etapa para o e-mail cadastrado. Na sequência, o coletivo, organização ou iniciativa proponente deve preencher um formulário com informações sobre o projeto, como a data de criação, quantas pessoas trabalham e citar exemplos de atuação do projeto no respectivo território. É necessário finalizar as duas etapas até às 23h59 do dia 27 de agosto.

Com base nas informações enviadas, serão selecionados 10 grupos para a terceira etapa, que consiste em entrevistas. Ao fim do processo, serão selecionadas as três iniciativas que participarão do processo. Esses grupos terão encontros online semanais com o time de mobilização do NOSSAS sobre estratégia de campanha de mobilização, escrita de narrativas, advocacy, táticas online e offline e design ativista, com o objetivo de colocar no ar duas campanhas de mobilização para incidir diretamente em políticas públicas em seus territórios.

Formando ativistas

O NOSSAS é uma organização de ativismo popular por um Brasil democrático, com justiça climática, racial e de gênero, que cria e compartilha tecnologias de mobilização com pessoas e movimentos que transformam seus territórios e cidades. Em seus 12 anos de história, o NOSSAS já lançou mais de 270 campanhas, mobilizou 2,7 milhões de pessoas e impactou mais de 170 políticas públicas a nível nacional e local, em territórios distintos do país.

A organização é reconhecida por seus programas de treinamento, que vêm formando ativistas em diversas regiões do país. Catarina Nefertari, paraense que participou do Programa de Mobilizadores do NOSSAS em 2020, destaca como as formações agregaram nas ações da sua organização. “O treinamento foi fundamental para termos insumos para colocar nossa primeira campanha de financiamento coletivo no ar, passando por estratégias de narrativa, planejamento e criação. Os aprendizados seguem nos ajudando até hoje nos projetos e campanhas que construímos.”


SERVIÇO 

Edital Nossas Cidades Amazônia

Inscrições: até 27 de Agosto de 2023

Onde: www.amazonia.rnc.org.br

Edital completo aqui.
Não haverá prorrogação do prazo de inscrições.