Início » Obras do complexo viário na Avenida das Torres devem ser concluídas em dezembro
Manaus

Obras do complexo viário na Avenida das Torres devem ser concluídas em dezembro

A previsão, segundo a Seminf, é que o complexo seja entregue no dia 24/12.
O trânsito na avenida Barão de Rio Branco, interditada em agosto, foi liberado hoje para tráfego de veículos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), liberou, nesta segunda-feira, 27/11, o trecho da avenida Barão do Rio Branco perpendicular a Governador José Lindoso (Torres), interditada no dia 1º/8, com o objetivo de avançar com as obras de construção do complexo viário Prefeito José Fernandes, que atualmente alcança 95% das obras executadas. 

“Hoje entregamos a trafegabilidade desta pista aqui na Barão do Rio Branco e, desta forma, diminuiremos os transtornos no trânsito causados por essa grande obra, oriunda de recursos do governo do Amazonas, mas com a execução da Prefeitura de Manaus. A ordem de serviço foi dada no dia 2 de janeiro e já estamos entregando hoje a primeira parte dessa ponte e até a véspera do Natal entregaremos o complexo”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior. 

Desde o lançamento das vigas longarinas, foi feita a pista de desaceleração no dia 21/3, para desafogar o tráfego de veículos, também foi concretado o tabuleiro (laje da nova pista sobre a ponte), e construída a calçada, meio-fio e sarjeta, além da pavimentação e implantação das juntas de dilatação do encontro da ponte com a pista nova.

“Fora todas as estacas implantadas no local, nós fizemos essa ponte, a passagem para os pedestres, pavimentando em duas camadas de asfalto, o tabuleiro e sinalização”, disse Renato. 

As equipes realizaram, por fim, a sinalização horizontal (faixa de pedestre, visão de via e pista) da Barão do Rio Branco, para a liberação do trânsito. Os semáforos permanecem de forma provisória até a conclusão das obras, como explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins.

“Nós estamos aqui na avenida Barão Rio Branco no cruzamento da avenida das Torres, zona Centro-Sul, onde foi feita agora há pouco a liberação deste trecho. É o primeiro trecho da obra, que é a avenida das Torres, onde agora há pouco foi liberado o tráfego na parte superior, no viaduto que foi construído, da avenida Rio Branco. Então, você que é usuário desse sistema viário, a condição de tráfego volta à condição original, com os dois semáforos funcionando, até que toda essa parte inferior seja concluída e então vai ser feita a inauguração total da obra”, explicou o diretor-presidente.

Ainda segundo Paulo Henrique, por enquanto, o tráfego vai continuar passando nas laterais com os semáforos e, posteriormente, será transferido para a parte inferior quando vai ser liberada a obra toda. “Na parte inferior também está sendo construída uma ciclovia, que por enquanto essa ciclovia está interrompida, para que ela possa ter continuidade entre as duas pistas laterais na parte inferior da obra”.

As equipes trabalham no processo de preparação da base para o recebimento do recapeamento asfáltico das trincheiras na parte da passagem inferior da avenida das Torres, na finalização de aproximadamente 300 metros de drenagem profunda, e na proteção dos tirantes. 

O contrato da ordem de serviço foi firmado com 540 dias para a conclusão das obras, para ser entregue no mês de abril de 2024. A meta é entregar ainda neste ano, no mês de dezembro, como um presente para os condutores. A ordem de serviço foi dada em janeiro deste ano.