Início » 15% dos inadimplentes no Amazonas são pessoas idosas, revela Serasa
Economia

15% dos inadimplentes no Amazonas são pessoas idosas, revela Serasa

Cerca de 15% dos inadimplentes do Amazonas são idosos, de acordo com Mapa de Inadimplência e Negociações da Serasa. O mapeamento ainda apontou que o número de pessoas negativadas acima de 60 anos cresceu 33% no Brasil.

Em todo o Amazonas, no mês de abril foi registrado 1.542.025 milhão de pessoas inadimplentes. Desse total, 14,2 % têm até 25 anos, 35,9% possuem entre 26 e 40 anos, 34,9% estão na faixa etária de 41 e 60 anos e 15% estão acima dos 60 anos.

De acordo com o economista-chefe da Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento é atribuído ao crescimento de pessoas idosas, o que, consequentemente, tem uma proporção maior em todos os segmentos.

“Em geral, nota-se um aumento na proporção de pessoas idosas em relação à população total e, por consequência, um número absoluto maior de pessoas mais velhas em qualquer tipo de situação, inclusive de inadimplência. Ao mesmo tempo, em um cenário de mudanças nos padrões de consumo e aumento dos custos de vida, relacionados a saúde e cuidados médicos, por exemplo, essa população pode ter dificuldade em acompanhar os gastos e gerenciar suas finanças”, analisa Luiz Rabi.

Diferente das outras faixas etárias, as contas básicas de água, luz e gás representam o principal segmento das dívidas, contabilizando 39,7% do total entre pessoas com mais de 60 anos.

Na nova atualização do Mapa, o valor médio da dívida para esse público está, atualmente, em R$ 4.360.

Negociação

Para diminuir o número de inadimplentes nesta faixa etária, cerca de 500 empresas de diversos segmentos como bancos, varejo, telefonia, utilities (água, luz e gás), disponibilizam ofertas que podem chegar a 99% de desconto e condições de parcelamento estendido para mais de 25 milhões de brasileiros com mais de 60 anos.

Aline Maciel, gerente do Serasa Limpa Nome, explica que esse momento pode ser adequado para quitar pendências com descontos especiais.

“Além da antecipação do 13º, outra quantia extra que pode ser considerada é a restituição do primeiro lote do Imposto de Renda. Buscando meios para organizar as finanças, os aposentados e pensionistas do INSS podem aproveitar os pagamentos para limpar o nome e retomar a vida financeira”.

De Observatório Manaus.