Início » Quinteto de metais da Amazonas Filarmônica se apresenta no Teatro Amazonas
cultura

Quinteto de metais da Amazonas Filarmônica se apresenta no Teatro Amazonas

O seleto grupo já se apresentou em diversos eventos importantes no estado

O Quinteto de Metais da Orquestra Amazonas Filarmônica apresenta, nesta quinta-feira (29/06), às 20h, no Teatro Amazonas, um concerto de música de câmara, com repertório vasto, que vai do clássico ao popular, escrito especialmente para essa formação. A apresentação tem entrada franca.

O Quinteto é um grupo musical de excelência, formado por membros da própria orquestra: Michel Sales e Roger Brito no trompete; Assen Anguelov na trompa; Hugo Pinheiro no trombone e Micael Augusto no trombone baixo. O grupo ainda conta com o percussionista Yuri Lima.

No concerto, o grupo tocará um repertório eclético que mostra toda a versatilidade dos instrumentos de metal. Segundo o trombonista Hugo Pinheiro, o público poderá ouvir de perto os instrumentos que ficam escondidos na apresentação da orquestra,

“Será um concerto muito bonito, no qual o público terá a oportunidade de conhecer de perto a sonoridade desses instrumentos que ficam misturados na orquestra, que são os trompetes, a trompa, o trombone e o trombone baixo. Esses instrumentos muitas vezes são responsáveis por tocarem temas de filmes, marchinhas de carnaval e frevo”, explica Hugo.

A Amazonas Filarmônica é reconhecida como uma das mais atuantes orquestras brasileiras. Foi criada e é mantida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Sua criação, em setembro de 1997, foi essencial para a política de formação artística do Estado, pois possibilitou a vinda de músicos estrangeiros de alta qualidade técnica para ministrar aulas e capacitar os artistas amazonenses, o que permitiu a realização de eventos internacionais, como o Festival Amazonas de Ópera (FAO), do qual é a orquestra integrante oficial.