Início » SES  promove o 1° Simpósio de Nutrição na Atenção Domiciliar
Saúde

SES  promove o 1° Simpósio de Nutrição na Atenção Domiciliar

FOTOS: Daniel Oliveira/ SES-AM

O evento debateu o papel fundamental da nutrição durante o tratamento oferecido aos pacientes desospitalizados

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) promoveu o primeiro Simpósio de Nutrição na Atenção Domiciliar, na sexta-feira (31/03). O evento, organizado pelo programa Melhor em Casa, que tem como objetivo cuidar de pacientes em domicílio e garantir a continuidade do tratamento no ambiente familiar, reuniu entidades e profissionais para discutir a nutrição e cuidados na atenção básica.

O simpósio recebeu mais de 250 participantes, de dezesseis municípios. As instituições presentes incluíam a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Sindicato dos Nutricionistas do Amazonas. Durante a programação, os participantes ouviram palestras sobre Serviços de Atenção Domiciliar, Nutrição na Atenção Domiciliar e Humanização no contexto da Atenção Domiciliar.

O secretário de Urgência e Emergência da SES-AM, Luan Pedrosa, representou o secretário de Saúde, Dr. Anoar Samad, e ressaltou o compromisso da SES-AM no fortalecimento das ações referentes aos aspectos nutricionais da população em geral, buscando acompanhar e promover a saúde.

“A secretaria está muito empenhada e, principalmente, com o apoio do Melhor em Casa, que faz esse acolhimento dos pacientes que precisam ser acompanhados em casa e que também precisam dessa atenção diferenciada, frente aos agravos que possivelmente ele possa ter. Somos um estado com alto índice de obesidade e também de desnutrição, daí a importância de fortalecimento dessas políticas públicas voltadas para nutrição da população em forma geral, para que a gente possa melhorar a qualidade de vida de cada cidadão do estado do Amazonas” disse o secretário.

O papel do nutricionista no programa Melhor em Casa é fundamental para o tratamento dos pacientes em domicílio. A iniciativa para realizar esse encontro partiu da necessidade de habilitar outros municípios no programa, para que pacientes de todo o Amazonas possam dar continuidade ao tratamento em casa, como explica a coordenadora estadual do programa Melhor em Casa, Semira Torres.

“Eu vejo a necessidade de os municípios também ter essa oportunidade de estar habilitando o seu município para o Melhor em Casa, para que aquele paciente que, por ventura, vier de algum tratamento possa dar continuidade ao tratamento em casa, tenha o programa no seu município e não precise vir para a capital, porque isso gera um custo muito grande para o município, para o estado e para a própria família.” disse a coordenadora.

O Melhor em Casa é um programa do Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual, que tem como objetivo proporcionar assistência humanizada por meio de equipe multiprofissional em domicílio, com ampliação da autonomia da pessoa, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida.

Nutrição na Atenção Domiciliar

O papel do nutricionista no programa Melhor em Casa é fundamental na atenção domiciliar. O acompanhamento nutricional individualizado oferecido pelos profissionais de saúde, incluindo nutricionistas, é fundamental para avaliar as necessidades alimentares dos pacientes e adaptar a dieta de acordo com suas necessidades específicas.

Isso não só ajuda a prevenir complicações e reduzir a necessidade de hospitalizações, mas também contribui para melhorar a qualidade de vida do paciente e aumentar a adesão ao tratamento.

Reconhecimento

Durante o evento, foi destacado o prêmio da V Mostra de Experiências Exitosas em Alimentação e Nutrição no SUS’, iniciativa promovida pelo Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), pelo monitoramento do estado nutricional e consumo alimentar no Amazonas em 2021, ano em que o estado ficou em primeiro lugar do Brasil. Esse trabalho realizado pelas unidades de saúde é fundamental para prevenir doenças crônicas como diabetes, hipertensão e câncer.

Sonoras: Luan Pedrosa, secretário de Urgência e Emergência da SES-AM;

Semira Torres, coordenadora estadual do programa Melhor em Casa.

Com informações da assessoria.