Início » Prefeitura de Gramado decreta estado de calamidade
Brasil Destaque

Prefeitura de Gramado decreta estado de calamidade

Na manhã desta sexta-feira (24), o município de Gramado, no Rio Grande do Sul, declarou estado de calamidade devido ao desabamento de um prédio no bairro Três Pinheiros, ocorrido na última quinta-feira (23). Em decorrência das chuvas intensas, casas, ruas e bairros inteiros foram interditados devido ao surgimento de rachaduras.

Nestor Tissot (PP), prefeito de Gramado, informou que 526 pessoas estão fora de suas casas, destas 62 foram encaminhadas para abrigos. Os moradores poderão buscar seus pertences provavelmente nesta sexta de forma rápida.

A expectativa é que a partir de segunda-feira (27), os moradores possam retornar as suas casas. Os bairros afetados: Piratini, Caboclo, Viação Férrea, Três Pinheiros, Planalto seguem cercados.

O prefeito ainda disse que por prevenção, mapearam todos empreendimentos que têm atividade de explosões, tanto pra construções de prédios como de estradas e suspenderam as licenças, até saberem que isso não está afetando na estabilidade do solo.

Foram mapeados, por prevenção, todos empreendimentos que tem atividade de explosões, tanto pra construções de prédios como de estradas e suspenderam as licenças, até saberem que isso não está afetando na estabilidade do solo.

Entenda o caso

Um prédio desabou em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, na manhã desta quinta-feira (23). O 1Condado Ana Carolina’, edifício residencial de cinco andares, ficava no bairro Três Pinheiros. Desde 2020, a Defesa Civil de Gramado já tinha interditado o local. No último domingo (19), o prédio foi evacuado, por isso, não houve feridos.

O acidente não deixou feridos, pois todos os moradores do local já haviam saído no último sábado (18), de acordo com a prefeitura da cidade, por conta do risco de desmoronamento.

Segundo atualizações da Prefeitura de Gramado (RS), até a manhã desta quarta-feira (22), apenas a região central não sofreu os reflexos do temporal. Nos bairros de Três Pinheiros, Piratini e Planalto, residências e edificações seguem interditadas e não há previsão de liberação para retorno das famílias ao locais.

A região de Três Pinheiros está totalmente bloqueada para circulação e permanência de pessoas. Já o bairro de Piratini tem cerca de 23 residências interditadas. Os moradores de um condomínio no bairro Planalto estão foram de suas casas desde sábado (18) devido ao risco de deslizamento de terra, afirmou a prefeitura em nota.