Início » Cirurgias fetais corrigem problemas de saúde na gestação
Notícias Corporativas

Cirurgias fetais corrigem problemas de saúde na gestação

Maternidade São Luiz Star, da Rede D’Or, é uma das unidades de saúde do país que mais realiza procedimentos intrauterinos, com média superior a um uma cirurgia por semana.

Em pouco mais de um ano de funcionamento, a Maternidade São Luiz Star, da Rede D’Or, se tornou protagonista na área de Medicina Fetal, atuando como uma das unidade que mais realiza procedimentos intrauterinos nos país, com média superior a um uma cirurgia por semana.

Com uma equipe formada por cerca de 70 especialistas e liderada pelo cirurgião fetal Fábio Peralta, o serviço de Medicina Fetal é reconhecido também internacionalmente, recebendo profissionais de países como Índia, África do Sul e Turquia, para aperfeiçoamento na área.

Com equipamentos e tecnologias de última geração, a Maternidade São Luiz Star realiza todos os exames e tratamentos possíveis, dos mais simples aos mais complexo, no Centro de Medicina Fetal da própria unidade – desde o pré-natal até o período neonatal.

São, por exemplo, cirurgias intrauterinas para o tratamento de condições como mielomeningocele, transfusão feto-fetal, hérnia diafragmática congênita, obstruções urinárias e anemias fetais.

A medicina fetal é uma subespecialidade da ginecologia e da obstetrícia focada no acompanhamento da gestação, com enfoque especial no feto.

Por meio de exames e testes, a medicina fetal acompanha o crescimento do feto e a gravidez inteira com o objetivo de prevenir condições e doenças diversas, além de realizar correções e procedimentos enquanto o feto ainda está na barriga, como forma de auxiliar na saúde do bebê e da mãe.

É o caso, por exemplo, da mielomeningocele, má formação da coluna vertebral e da medula espinhal que acontece nas primeiras semanas de gestação, causando paralisia dos membros inferiores, atraso no desenvolvimento intelectual, alterações intestinais, urinárias e ortopédicas no bebê.

“Poucos lugares no mundo reúnem tecnologia e expertise em um único lugar. No Brasil, só a Maternidade São Luiz Star conta com um serviço equipado com as mais modernas tecnologias para diagnosticar e tratar todos os possíveis problemas maternos, fetais e neonatais que podem eventualmente ocorrer, sem que a paciente precise ser encaminhada a outros serviços”, destaca Fabio Peralta, coordenador da equipe de Medicina Fetal e de Cirurgia Fetal da unidade.

“Temos ampla expertise na cirurgia de correção desses quadros. Quanto mais cedo o procedimento for realizado, melhores os resultados para o bebê. As cirurgias fetais aumentam a qualidade de vida destas crianças, diminuindo os impactos no desenvolvimento cognitivo e na capacidade de deambulação”, conclui o cirurgião.