Início » Beruri: Governo do Estado beneficia cerca de 50 famílias com assistência técnica para a produção de cítricos
Amazonas

Beruri: Governo do Estado beneficia cerca de 50 famílias com assistência técnica para a produção de cítricos

Fotos: Divulgação/Idam

No sábado (29/07), foram entregues 52 toneladas de calcário na comunidade de Santa Maria

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), tem levado serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) à comunidade Santa Maria, localizada no município de Beruri (distante 173 quilômetros de Manaus), segunda maior produtora de frutas cítricas no estado. As atividades incluem doação de calcário, análise de solo e combate de pragas.

Como parte destas ações, em parceria com a Prefeitura de Beruri, foram entregues 52 toneladas de calcário no último sábado (29/07). Também foi entregue, por parte do Governo do Estado, um porto para a escoação da produção.

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Vila Rica Caviana, Jaime Gatenha, cuja equipe atende os comunitários, estas ações representam os esforços de sua equipe de levar assistência técnica aos produtores rurais da comunidade.

“Inclusive, já realizamos projetos por meio do Fundo de Promoção Social (FPS) para agroindústria e aquisição de caminhões, tratores e implementos para agricultura. Após essa entrega, vamos dar comunidade com assistência técnica para a aplicação desse calcário, e também já fizemos a coleta de solo de algumas propriedades para a análise”, delineou Jaime.

Segundo o gerente, a comunidade Santa Maria é a segunda maior produtora de frutas cítricas no Amazonas, e está inserida no Projeto Prioritário de Citros, sendo beneficiada também com ações do Idam com assistência técnica em adubação e combate a pragas como fumagina e ortézia.

Com informações da assessoria.