Início » Comitiva do BID visita Ceti e Centro de Mídias de Educação do Amazonas
Amazonas

Comitiva do BID visita Ceti e Centro de Mídias de Educação do Amazonas

Uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitou o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), zona Sul, e o Centro de Educação Integral (Ceti) Dariana Zuleica Correa Lopes, zona Norte, nesta quinta-feira (30/03). Os dois espaços, administrados pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, recebem investimentos do BID, por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam). Ao todo, o estado possui 12 Cetis, que também são financiados pelo programa.

Desde 2019, mais de R$ 260 milhões já foram investidos nos Cetis. Com o valor, aproximadamente 13 mil estudantes foram beneficiados em todo o estado. A secretária de Educação do Amazonas, Kuka Chaves, recepcionou a comitiva no Ceti Dariana Correa Lopes, localizado no bairro Lago Azul, zona norte.

“Um investimento grandioso e que oportunizou não só a implantação das unidades, mas que perpassa a parte de infraestrutura, a parte de apoio pedagógico e a parte de estruturação dessas áreas. Agora, nós estamos aí, prestes a receber o Padeam 2, que vai trazer grande crescimento, principalmente para o interior”, destacou a secretária da Seduc.

Para a chefe da Divisão de Educação do BID, Mercedes Mateo, o banco assume um papel importante ao financiar a educação de crianças em todo o Amazonas.

“Nesse contexto, o Banco Interamericano de Desenvolvimento está puxando a transformação e a recuperação dos sistemas educativos. O Amazonas é um exemplo para o Brasil, porque o Centro de Mídias consegue levar inovação e educação para todos”, disse Mercedes.

Estrutura

As unidades contam com salas de aula, laboratórios de Ciências e de Informática, biblioteca, Espaço Google, salas para administração, consultório odontológico, sala para atendimento psicológico, enfermaria, sala de professores, sala de coordenação, pátio coberto, cozinha ampla com vários balcões em aço inox e banheiros femininos e masculinos, dentre outros espaços.

Também dispõem de uma área dedicada à prática esportiva, com quadra poliesportiva, campo de futebol, piscina semiolímpica, vestiários, além de salas de dança, música, artes marciais, fanfarra e ginástica.