Início » Ministro da Pesca discute em Manaus políticas públicas para o manejo do Pirarucu
Economia

Ministro da Pesca discute em Manaus políticas públicas para o manejo do Pirarucu

O ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula esteve em Manaus na última sexta-feira (26/08), na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para reunir com entidades representativas do Pirarucu de Manejo no Amazonas e discutir políticas públicas para o desenvolvimento desse segmento da pesca no estado. O encontro contou com a presença do deputado federal Sidney Leite (PSD).

A pesca é uma das principais fontes de proteína animal da Amazônia e nos últimos anos a atividade aumentou em dez anos a composição de renda doméstica dos ribeirinhos, mas a valorização do pescado e o preço pago ao pescador ainda é tema de muita discussão , principalmente quando se trata do manejo sustentável.

O ministro André de Paula, afirma que o esforço é conjunto e que o encontro é mais uma etapa em um processo que já foi iniciado.

“Essa é uma etapa a mais em um esforço conjunto que estamos realizando pra valorizar e estar aqui ao lado de segmentos que atuam nessa área com muita eficiência e estudam isso e poder ouvir essas experiências é pra mim particularmente muito importante. E eu quero destacar que nós faremos tudo que estiver ao alcance do ministério para estar ao lado dessas experiências porque o ministério da pesca e aquicultura entende que é fundamental dar a dimensão que o Pirarucu pode ter no mercado interno e também no internacional.”, afirma.

De Paula destacou ainda que o legislativo tem sido fundamental nessa aproximação, por meio do deputado Sidney Leite que em Brasília tem buscado frequentemente levar ao ministério sugestões e soluções como uma nova visita da equipe da pesca do Governo Federal ao Amazonas para conhecer in loco o processo de manejo.

Já Leite falou sobre os desafios na agregação de valor e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a realidade amazônica e destacou que o Pirarucu é o único produto de origem animal com subvenção do ponto de vista ambiental, e sugeriu um encontro no estado com distribuidores do pescado gourmet do Brasil.

“O ministério poderia nos ajudar com um encontro que pode ser em Tefé de repente, de distribuidores do Brasil e se nós pudéssemos trazer atores desses e nos reunirmos poderão conhecer o quanto o sabor do Pirarucu em relação de repente a Tilápia que já ganhou o mundo, é infinitamente melhor, além da diversidade de pratos que podem ser construídos. Mas também preciso conversar e superar alguns gargalos antigos também como é a questão do abate e da infraestrutura do pescador, a partir da garantir do preço e do mercado e assim buscar alternativas de fomento”, disse o parlamentar.

Os prefeitos dos municípios de Atalaia do Norte e Tefé participaram da reunião, assim como representantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Instituto Mamirauá, superintendência do Ibama, Memorial Chico Mendes e Embrapa.