Início » Projeto de deputado institui espera de 30 dias para empresa cobrar dívidas em cartórios
Política

Projeto de deputado institui espera de 30 dias para empresa cobrar dívidas em cartórios

No estado do Amazonas, empresas terão que esperar 30 dias para fazer o protesto da dívida no cartório, pelo menos é o que garante, a lei que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A regra, se aprovada, valerá apenas para contas de até R$ 1 mil.

O autor da propositura, deputado Mário César Filho (União Brasil), afirma que a medida visa proteger principalmente o consumidor de baixa renda, que é mais vulnerável e costuma ter dívidas menores que o teto proposto.

O protesto de títulos é previsto na legislação brasileira. É um procedimento parecido com a restrição no SPC/Serasa, mas é feito nos cartórios. No estado amazonense, para saber quem protestou e para retirar a restrição do nome, o cliente paga conforme o valor da dívida.

De acordo com o deputado, a boa prática do mercado recomenda aguardar até 30 dias após o vencimento para realizar o protesto. Nesse período, os credores costumam entrar em contato com o cliente para entender o motivo da inadimplência e realizar tentativas de cobranças e negociações. Algumas empresas, no entanto, registram a “queixa” de imediato.

“As empresas não tem essa compreensão quanto aos motivos que levaram o consumidor a atrasar o pagamento de baixo montante. Essa falta de sensibilidade causa inúmeros transtornos ao consumidor”, garante o deputado.