Início » Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura de Manaus terá estrutura de assistência em saúde nos dois dias de Carnaboi
Manaus Saúde

Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura de Manaus terá estrutura de assistência em saúde nos dois dias de Carnaboi

Semelhante à estrutura montada para o desfile das escolas de samba, a Prefeitura de Manaus também irá garantir a assistência em saúde aos foliões durante os dois dias de Carnaboi 2023, no sábado e domingo, 25 e 26/2, no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, o sambódromo, zona Centro-Oeste. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atua em conjunto com outros órgãos do município, a fim de garantir a segurança e o bem-estar do público presente em todos os grandes eventos promovidos pela prefeitura.

Cerca de 40 servidores da Saúde estarão a postos no sábado, e outros 40, no domingo. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, conta que a principal preocupação é garantir o atendimento em casos de urgência, em eventuais acidentes ou mal-estar dos brincantes.

“Por determinação do prefeito David Almeida, a secretaria montou um posto fixo de atendimento no galpão G, com todos os insumos necessários para prestar esse socorro, como curativos, gases e medicamentos. No local, a população será recebida por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, para que sua saúde seja preservada e ela possa voltar para casa com segurança”, disse a secretária.

Shádia reforça que os casos de maior complexidade serão encaminhados para hospitais e prontos-socorros em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Os socorristas do Samu também estarão distribuídos em pontos estratégicos do sambódromo, com três viaturas de prontidão para casos de emergência.

“Nós pedimos que a população tenha atenção às medidas de segurança, para aproveitar a festa da melhor forma possível. O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode ocasionar mal-estar, vômitos e até desmaios, além de acidentes como quedas ou cortes. Além disso, é importante que as pessoas se mantenham bem hidratadas e bem alimentadas, para ter sua saúde preservada, não só nesse evento, mas em todo o período carnavalesco”, orienta.

A titular da Semsa também destaca a presença de agentes da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) na fiscalização da venda de alimentos nos dois dias de evento. Técnicos dos Distritos de Saúde (Disa) da capital irão promover ainda a distribuição de preservativos e de materiais informativos, para fortalecer a prevenção e o controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).