Início » CNMP afasta promotor por ofensas à advogada durante julgamento
Amazonas Destaque

CNMP afasta promotor por ofensas à advogada durante julgamento

O corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque (foto), decidiu, nesta segunda-feira (18), afastar de suas atividades, de forma cautelar, o promotor de Justiça Walber Luís Silva do Nascimento, do Ministério Público Estadual do Amazonas (MP-AM).

A informação foi divulgada no site do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Segundo a publicação, para o corregedor, ao ofender uma advogada, o promotor, em tese, praticou conduta misógina e possível infração disciplinar decorrente de descumprimento de dever funcional.

O promotor foi acusado pela advogada Catharina de Souza Crus Estrela de compará-la a uma cadela durante julgamento realizada no último dia 13, na 3ª Vara do Tribunal do Júri do Amazonas.

Ao rebater a acusação da advogada, durante o julgamento, o promotor fez outro comentário que foi considerada ofensiva.

“Os cachorros eram fiéis, eram leais, e levando em consideração a lealdade eu não poderia fazer essa comparação dela com uma cadela, porque senão eu estaria ofendendo a cadela”, disse o promotor.

Oswaldo D’Albuquerque determinou o afastamento de Walber Nascimento de quaisquer funções no Tribunal do Júri do Estado do Amazonas, determinando, ainda, que a Procuradoria-Geral de Justiça do MP-AM abstenha-se de designá-lo para participação em sessões plenárias do Tribunal do Júri e audiências judiciais.

A Corregedoria Nacional já havia instaurado, de ofício, na quinta-feira (14), Reclamação Disciplinar em desfavor do referido promotor de Justiça, tendo em vista a competência constitucional do Órgão Correicional Nacional.