Início » Minas Gerais tem valorização de terrenos urbanos
Notícias Corporativas

Minas Gerais tem valorização de terrenos urbanos

Com crescimento semelhante à média nacional em 2022, perspectivas no estado são favoráveis também para o setor de loteamento

Os terrenos urbanos em Minas Gerais têm sido valorizados nos últimos anos, devido aos novos hábitos dos brasileiros adquiridos durante a pandemia de covid-19, e provocaram mudanças nas características dos imóveis procurados na região, é o que revela uma pesquisa realizada pela DataZAP+, empresa de inteligência de dados imobiliários.

Na época da pandemia, o mercado imobiliário no Brasil bateu recorde de crescimento, diferentemente de outros setores, devido ao pacote de estímulos do governo para movimentar a economia – que garantiram juros mais baixos e crédito de financiamento mais acessível. Mas não foi apenas o percentual de vendas dos imóveis prontos para serem ocupados que apresentou aumento, a pandemia também reaqueceu o mercado de loteamentos de terrenos pelo país.

Por se tratar de um bem durável, com grande chance de rentabilidade, a aquisição de terrenos e lotes se reafirmou como uma das maneiras mais democráticas de investimento. Neste contexto, o estado de Minas Gerais apresenta uma série de vantagens para os compradores que vislumbram construir um novo lar para a família ou optam por investir em um lote na região. Quem escolhe a cidade de Contagem, segundo informações da Match Imob, faz uma excelente opção, pois há um alto potencial de valorização. “Isso porque, com uma localização estratégica e uma grande oferta de terrenos, Contagem vem se destacando como uma das cidades mais promissoras da região metropolitana de Belo Horizonte”, justifica o CEO da empresa, Mayron César.

Mas, o que torna o estado tão atrativo?

Além de liderar a lista dos maiores estados do Brasil, atrás apenas do Amazonas, Pará e Mato Grosso, Minas Gerais é o segundo mais populoso e o que tem maior número de municípios em seu território, ao todo são 853. Com uma extensão de 586.522,122 km², à critério de comparação, seria possível colocar um país como a Espanha dentro de suas divisas.

De acordo com a mais recente estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população do estado é de mais de 21 milhões de habitantes, sendo reconhecido também por sua importância como destino turístico e para a preservação do patrimônio histórico brasileiro. 

Densidade demográfica

Apesar de reunir números expressivos em extensão territorial, população e quantidade de municípios, Minas Gerais apresenta uma densidade demográfica de 33,41 hab/km². Ou seja, trata-se de um estado com poucas cidades de grande porte, tornando possível que os loteamentos ofereçam proximidade dos centros urbanos sem, necessariamente, exigir que os moradores residam em lugares de difícil acesso e com trânsito elevado. 

Interesse por imóveis de luxo avança no estado

De acordo com a Abrainc, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, o mercado imobiliário de alto padrão está entre os mais promissores do Brasil para este ano. Para o presidente da Associação, Luiz França, em entrevista ao caderno Estadão Imóveis: “Os segmentos de Alto Padrão, Luxo e Super Luxo também chamam a atenção pelos resultados, já que demonstraram ser produtos atrativos, já que os interessados veem mais vantagens em relação às aplicações financeiras tradicionais”. Ainda de acordo com a sua análise, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão entre os principais mercados desse segmento.

Desenvolvimento local e qualidade de vida

Outro fator preponderante para a explosão de buscas por terrenos nas cidades mineiras é a preservação de uma característica diretamente ligada à qualidade de vida: centralidade mesmo em áreas mais distantes. Com o desenvolvimento local, as pessoas que optarem por construir seus imóveis na região metropolitana ou fora das capitais não estarão obrigadas a circular pelos grandes centros urbanos para trabalhar ou utilizar serviços essenciais, como saúde, transporte e educação.

Procura por mais espaço 

Há três anos, o coronavírus foi caracterizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia, termo que se refere à sua distribuição demográfica e não à sua gravidade. De lá para cá, os hábitos de moradia foram sendo alterados e a valorização das casas com espaço amplo ganhou forças. Isso fez com que um mercado despontasse: o da aquisição de uma segunda residência ou a troca de apartamentos e imóveis sem área ao ar livre por opções que proporcionassem maior liberdade, ainda que do lado de dentro.

Os desafios para o mercado imobiliário em 2023

O ano passado foi mais atribulado para o mercado imobiliário de todo o Brasil, inclusive o de Minas Gerais, principalmente por conta de fatores externos, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, novas variantes do coronavírus circulando pelo mundo e as incertezas do cenário eleitoral. 

De modo geral, a expectativa para este segundo semestre de 2023 é de que as primeiras medidas do Governo Federal comecem a surtir efeito, inclusive com queda da taxa de juros, que é um balizador de diversos ativos no mercado financeiro, ajudando a alavancar os índices do setor e permitindo que o segmento de loteamentos continue a ser uma opção rentável a médio e longo prazos.

Fique atento no que valoriza

Um terreno bem localizado é um dos motivos que podem valorizar o lote, por isso, a área onde o terreno está localizado influencia diretamente na sua valorização. O recomendado, então, é evitar terrenos desnivelados. “Isso porque terrenos com riscos de desabamento ou que estejam em localizações perigosas obviamente desvalorizam o local. Esse fator perpassa diretamente sobre a valorização de um lote”, explica Mayron César, CEO da Match Imob.

Além disso, o empresário também afirma que segurança também é um dos atributos mais procurados por aqueles que desejam ter uma vida mais estável e confortável. É por isso que um loteamento também deve oferecer este quesito para os seus clientes. De acordo com dados da Match Imob, é importante que um loteamento seja bem iluminado e que conte com um patrulhamento constante para que ele seja bem valorizado.