Início » SPA São Raimundo promove semana de palestras com temas voltado para prevenção do câncer de mama 
Saúde

SPA São Raimundo promove semana de palestras com temas voltado para prevenção do câncer de mama 

A iniciativa tem como principal objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e  de colo de útero

Visando fortalecer as ações da campanha do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Amazonas (SES-AM), através do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo, em parceria com alunos do ensino superior do curso de enfermagem do Centro Universitário do Norte (Uninorte), iniciou na última segunda-feira (16/10) uma semana de palestras de conscientização sobre o tema.  

A ação, que se estende até sexta-feira (20/10), é uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPSHU). A coordenadora do núcleo na unidade, Maria da Conceição Corrêa, destacou que o compartilhamento dessas informações é o essencial na luta contra a prevenção do câncer de mama  

“O objetivo principal dessas ações é compartilhar informações sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de conscientizar sobre a gravidade dessas doenças, que têm levado muitas mulheres à morte”, pontua a coordenadora  

Maria da Conceição também ressalta que é fundamental fornecer informações às mulheres sobre os serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para que elas possam buscar um diagnóstico e tratamento precoce.  

A palestrante e preceptora do centro universitário, Rosana Balbino, que também foi responsável pelos universitários, que realizaram uma apresentação com o tema “vida, Proteção e Amor próprio”, destaca a importância dos acadêmicos na atividade que é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama.  

“O tema abordado é de extrema importância para os acadêmicos de Enfermagem, pois conscientiza a equipe multidisciplinar e os servidores sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, preparando-os para sua futura rotina profissional após a formação”, destaca. 

Além disso, os alunos realizaram entrega de laços, folders, cartazes e banners informativos para os colaboradores e servidores com o intuito de conscientizar a importância do mês do Outubro Rosa.  

Outubro Rosa 

Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, diversas ações são realizadas para informar as mulheres sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. O movimento busca também promover a solidariedade e o apoio às mulheres que estão enfrentando a doença. 

Essa conscientização é crucial para reduzir o índice de mortalidade relacionado ao câncer de mama e colo de útero, garantindo que todas tenham acesso aos recursos necessários para enfrentar essas doenças de forma eficaz.