Início » Nutricionista da SES-AM dá dicas de dieta saudável para evitar o colesterol alto
Saúde

Nutricionista da SES-AM dá dicas de dieta saudável para evitar o colesterol alto

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, em 2022 foi apontado que cerca de 40% dos adultos no Brasil têm o diagnóstico de colesterol alto 

Essencial para o funcionamento do organismo, o colesterol em níveis equilibrados é muito importante para o bem-estar de todo paciente. Para orientar melhor o paciente, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), através da nutricionista Gilmara Braga, dá dicas de como realizar uma dieta saudável para evitar ou reduzir o surgimento do colesterol alto. 

Um dos primeiros passos é a redução do consumo de frituras e alimentos ricos em carboidratos refinados, como bolos, pão branco, bolachas, biscoitos, tortas, salgadinhos, refrigerantes, sucos industrializados e excesso de sucos naturais. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 2022 foi apontado que cerca de 40% dos adultos no Brasil têm o diagnóstico de colesterol alto. É importante destacar que, se não for tratado, o nível elevado de colesterol é uma das principais causas do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

De acordo com a nutricionista Gilmara Braga, existe uma dieta chamada anti-inflamatória que pode ser seguida para reduzir os níveis de colesterol ruim, que é a lipoproteína de baixa densidade (LDL), e aumentar o colesterol bom, que é a lipoproteína de alta densidade (HDL). A especialista também destaca alimentos que podem auxiliar na dieta.  

“Deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras como as frutas, verduras, legumes, castanhas que são ricas em gorduras “boas”, aveia, azeite de oliva, sementes como linhaça, chia e semente de abóbora e girassol”, pontua. 

Para que haja redução do colesterol ruim, deve-se também praticar atividade física, como algum esporte ou exercício aeróbico e musculação de acordo com a preferência de cada um. A especialista comenta os benefícios dessas atividades para o paciente. 

“A prática de atividade física traz inúmeros benefícios ao organismo, além de reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos, ajuda a manter o coração saudável, reduz o estresse, o cansaço e a fadiga, bem como regula possíveis anormalidades do metabolismo das gorduras e aumentar a HDL – o colesterol bom”, finaliza a nutricionista.