Início » FCecon promove atividades de autocuidado para pacientes de câncer de mama no ‘Outubro Rosa’
Saúde

FCecon promove atividades de autocuidado para pacientes de câncer de mama no ‘Outubro Rosa’

Foram realizadas aulas de pilates, meditação, maquiagem e roda de conversa

O Serviço de Fisioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ofereceu, nesta semana, atividades de autocuidado e bem-estar para pacientes em tratamento de câncer de mama. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama.

A aula de pilates, meditação, maquiagem, lanche e sorteio de brindes foram oferecidos às mulheres que estão tratando o câncer de mama e fazem acompanhamento fisioterapêutico na fundação.

Segundo a gerente do serviço de Fisioterapia da FCecon, Patrícia Chagas, a semana também teve roda de conversa entre as pacientes e profissionais fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, com o objetivo de abordar possíveis preocupações e tabus.

“Oferecemos um momento muito importante para as pacientes com roda de conversa com a equipe multiprofissional, onde foram esclarecidas dúvidas sobre aspectos emocionais, físicos e nutricionais durante o tratamento oncológico”, disse Patrícia Chagas.

Autocuidado

As atividades foram realizadas na segunda (16/10) e quarta-feira (18/10), para que as pacientes refletissem sobre o autocuidado e bem-estar durante o tratamento e tivessem momentos de confraternização.

“Todas essas atividades realizadas só tendem a contribuir com a recuperação das pacientes e colaborar para que elas tenham entusiasmo e consigam enfrentar todas as etapas do tratamento oncológico”, destacou a fisioterapeuta Alessandra Alves.

Programação

Além das ações realizadas nesta semana, o serviço de Fisioterapia da FCecon ofertará, novamente, no dia 31 de outubro, o encerramento das atividades do Outubro Rosa no setor.