Início » Vencedor do ‘Recicla, Galera’, boi Caprichoso usa prêmio para investir em reciclagem
Manaus

Vencedor do ‘Recicla, Galera’, boi Caprichoso usa prêmio para investir em reciclagem

Além da disputa entre as galeras, a iniciativa promoveu a reestruturação da Ascalpin, com a entrega de mais de 290 itens, entre eles triciclos, empilhadeira, camisas, botinas, calças, bonés, luvas de algodão, notebook, impressora, bebedouro e smart pallets.

O boi Caprichoso, primeiro vencedor ambiental do Festival Folclórico de Parintins, recebeu a premiação do projeto “Recicla, Galera”, na sexta-feira (03/03), em solenidade realizada no curral Zeca Xibelão, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A agremiação teve o melhor desempenho no processo de reciclagem dos resíduos gerados dentro do bumbódromo, na edição da festa em 2022.

A premiação é resultado de uma disputa entre as galeras dos dois bumbás. Durante os três dias de Festival, as torcidas foram desafiadas a destinar corretamente a maior quantidade possível de recicláveis, em ecopontos instalados nas saídas do bumbódromo. 

A nação azul e branco recebeu uma premiação de R$20 mil em materiais, como kits com quatro unidades de lixeiras de 60 litros para coleta seletiva, kit com cinco lixeiras de 60 litros para metal, plásticos, papel, vidro e três bebedouros industriais. O objetivo é manter as ações de preservação e sustentabilidade ao longo de todo o ano, segundo o presidente do boi, Jender Lobato.

“A gente fica muito feliz de receber essa premiação e da galera do Caprichoso ter abraçado esse projeto. É a gente saindo do discurso e indo para a prática. Demos uma demonstração histórica disso nesse Festival 2022”, disse o presidente, ao ressaltar, também, a destinação dos materiais das alegorias no pós-festival, ação também viabilizada por meio do “Recicla, Galera”. 

“É a primeira vez na história que um boi recicla 100% do seu isopor. É a primeira vez na história que um Boi recicla 100% do seu ferro. Isso é preservar! Caprichoso é tradição. Caprichoso é sentimento. Caprichoso é amor e também é meio ambiente”, completou Lobato.

Todos os resíduos recicláveis separados pelas galeras dos bumbás, tanto do Caprichoso como do Garantido, foram coletados, separados e contabilizados pela Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin). Além da destinação correta, a ação teve o objetivo de ampliar a geração de renda do grupo, sendo este, também, um pilar da sustentabilidade do festival, segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“O Festival traz, tradicionalmente, importantes reflexões sobre a Amazônia e isso reforça a necessidade de fazermos com que a festa se torne cada vez mais robusta em práticas ambientais. Esses são os planos do governador Wilson Lima para 2023, com foco especial na destinação de resíduos e na geração de renda sustentável”, destacou.

Sobre a ação

A campanha “Recicla, Galera” 2022 foi realizada, em parceria, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), junto à Coca-Cola Brasil, e apoio da Impact Hub Manaus e da Prefeitura de Parintins.

Além da disputa entre as galeras, a iniciativa promoveu a reestruturação da Ascalpin, com a entrega de mais de 290 itens, entre eles triciclos, empilhadeira, camisas, botinas, calças, bonés, luvas de algodão, notebook, impressora, bebedouro e smart pallets. 

Paralelo a isso, pontos turísticos e estratégicos de Parintins receberam, de forma permanente, 30 ecopontos. Distribuídas por diversas zonas da cidade, as estruturas funcionam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis, apoiando a prefeitura na implementação da coleta seletiva municipal.

Como resultado da iniciativa, foram mais de duas toneladas de resíduos sólidos destinados corretamente – 1,4 toneladas a mais que em 2019, que resultou à época na coleta de 700 quilos de resíduos.

Com informações da assessoria.