Início » Semsa convoca 500 profissionais aprovados em concurso público
Manaus Saúde

Semsa convoca 500 profissionais aprovados em concurso público

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), edição 5.728 de terça-feira, 19/12, o edital de convocação dos 500 profissionais aprovados em concurso público, nomeados pelo prefeito de Manaus, David Almeida.

De acordo com o edital de convocação, que pode ser acessado pelo link https://bit.ly/Convocação19Dez2023, os nomeados devem realizar os procedimentos obrigatórios, o que inclui realização de cadastro on-line e exames de saúde, e se apresentar à secretaria até o dia 17 de janeiro de 2024.

As novas nomeações foram publicadas no decreto de 18 de dezembro de 2023 (edição 5.727 do DOM) e contemplam aprovados para 30 cargos previstos nos editais 001, 002 e 003 de 2021 do concurso da Saúde municipal. Os nomes podem ser consultados em https://bit.ly/Nomeação18dez2023

Entre os 500 nomeados estão médicos, assistentes em administração, auxiliares de saúde bucal, contramestres, cozinheiros fluviais, marinheiros, motoristas, programadores de computador, técnicos em manutenção de equipamentos de informática, técnicos em enfermagem, técnicos em patologia clínica, técnicos em saúde bucal, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e condutores de motolância.

Conforme o edital, os profissionais incluídos na chamada devem efetuar o cadastro on-line dos documentos requeridos no processo de admissão, por meio do site pssemsa.manaus.am.gov.br. Dentre os itens, listados no Anexo 2 do chamamento, estão documentos de identificação, certidões negativas de antecedentes criminais estadual e federal, comprovantes de residência, de escolaridade de acordo com as exigências do cargo, de conta bancária e de imunização contra a Covid-19, com o esquema vacinal completo, além de registro no conselho profissional com comprovante de quitação da anuidade.

Após efetuar o cadastro, os profissionais devem comparecer, levando documento de identidade e CPF, no auditório Doutor Deodato de Miranda Leão, na sede da Semsa, com acesso pela rua Maceió, 160, bairro Adrianópolis, onde serão orientados quanto aos procedimentos pré-admissionais e checagem de pré-requisitos. O atendimento ocorre no horário das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis.

Balanço

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destaca que, com a nova chamada, chega a 1.788 o número de aprovados já nomeados pelo município. “Isso significa que já chamamos 89% dos 2.001 profissionais classificados dentro do número de vagas para os cargos de níveis fundamental, médio e superior oferecidos pelo concurso. Os demais aprovados, no limite das vagas, serão nomeados em 2024, conforme anunciado pela prefeitura no início deste ano”.

Os profissionais convocados irão atuar nas unidades administrativas e de assistência da secretaria, nas áreas urbanas e na área rural, inclusive nas unidades móveis fluviais, que realizam atendimento às comunidades ribeirinhas das calhas dos rios Negro e Amazonas.

Shádia destaca que a entrada de mais profissionais se dá no momento em que a secretaria aprimora suas estratégias e modelos visando o incremento na assistência aos usuários do SUS e na qualidade dos serviços prestados. 

“Somos o primeiro lugar entre as capitais brasileiras no Previne Brasil, somos a capital com os melhores índices de cobertura vacinal e somos um município premiado pelas iniciativas no campo da saúde digital, entre outros grandes avanços conquistados nos últimos três anos e é nesse contexto que recebemos os novos servidores”, ressalta a secretária, informando que os demais aprovados dentro do número de vagas serão chamados em 2024, completando o processo de incorporação de novos servidores na saúde municipal.