Início » Casa de Maria lança coleção Capiba em São Paulo e Recife
Notícias Corporativas

Casa de Maria lança coleção Capiba em São Paulo e Recife

Peças produzidas por mães e parentes dos alunos do Aria Social foram apresentadas na loja Nordestesse, no Shopping Iguatemi, e serão lançados em grande desfile em dezembro na sede do projeto

Depois do lançamento em São Paulo, na Casa Nordestesse do Shopping Iguatemi, onde continuará sendo vendida, a Coleção Capiba será lançada em evento na sede do Aria Social, no Grande Recife, em 12 de dezembro. A coleção de bolsas, acessórios e itens de decoração tem direção criativa da designer Luly Vianna, inspirada nos figurinos de Beth Gaudêncio para o musical “Capiba, pelas ruas eu vou”, que comemorou os 30 anos do Aria Social. O lançamento será num desfile em parceria com as marcas pernambucanas Caroll Falcão (roupas de linho), Vitalina (sandálias) e Verde Joias, que desenvolveram peças especialmente para a ocasião, em harmonia com a Coleção Capiba. 

A Coleção Capiba tem o crochê como destaque e traz nove modelos de bolsa (além de pochete, mochila e carteiras), chapéu bucket e até chaveiros. Seis modelos de almofadas, quatro modelos de vaso e uma fruteira são os objetos de decoração que completam a coleção. “Criamos com os artesãos da Casa de Maria uma coleção que apresenta a alma pernambucana por meio do espírito vibrante do frevo e inova a forma de trabalhar com crochê”, diz a designer Luly Vianna. Os produtos são agrupados em cinco temas: frevo, Missa Armorial, papangu, carnaval anos 30 e rosa amarela, dentro do universo do compositor pernambucano. As peças são confeccionadas com materiais sustentáveis, como barbante ecológico, fio de seda, brim, junco e palha de jornal.

A Casa de Maria foi fundada em 2017 e tem como missão impulsionar o empreendedorismo social das mães e outros familiares dos alunos do Aria Social por meio da capacitação em um artesanato que tem como base a sustentabilidade e as tradições locais. Nasceu dentro do Aria Social, quando as mães e responsáveis dos alunos começaram a trocar experiências em crochê enquanto aguardavam seus filhos nas aulas. O movimento foi percebido pela presidente do Aria Social, Cecília Brennand, que encampou a ideia e passou a oferecer oficinas de artesanato nas instalações do Aria. Passados seis anos, a Casa de Maria se firma como um ponto de apoio, aprendizado e convivência, onde mães e familiares de alunos encontram suporte para impulsionar seus sonhos, garantindo a capacitação profissional e o empoderamento e gerando renda para mais de 140 famílias em situação de vulnerabilidade econômica assistidas diretamente todo ano. O objetivo é fomentar a produção e comercialização de acessórios e objetos de decoração feitos manualmente, com insumos em sua maioria reciclados. As artesãs da Casa de Maria são remuneradas pelas peças produzidas e vendidas pelo projeto, com parte do valor revertida para a manutenção da instituição.

A cada temporada, um designer conhecido nacionalmente assina uma coleção em conjunto com as artesãs do projeto: o mato-grossense Sergio Mattos, a carioca Marcia Kemp (da marca de bolsas Nanacay) e a pernambucana Gisela Moraes são alguns dos criativos que já assinaram coleções para Casa de Maria. Os sousplats feitos com Sergio Mattos também estarão à venda na Casa Nordestesse do Iguatemi.

A Casa de Maria é o braço empreendedor e de design do Aria Social. Criado em 1991 pela bailarina Cecilia Brennand, o Aria é, desde 2004, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que educa e profissionaliza através da arte. Sua missão é “promover a transformação humana através da arte-educação de qualidade, oferecendo a formação e profissionalização em música e dança a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social”. O Aria Social cerca de 450 crianças e jovens entre 6 e 25 anos, com aulas de dança e música, atividades complementares como português e raciocínio lógico e, ainda, atendimento psicológico.

Localizado em Jaboatão, na Grande Recife, no mesmo prédio onde crianças e jovens se profissionalizam em dança e música, o Casa De Maria hoje tem loja própria e espaço para oficinas de tricô; bordado com pedraria; tecelagem em jornal; crochê; macramê; costura iniciante e avançada. A origem do nome Casa de Maria vem da fusão do “m” de mãe com a palavra Aria. “Foi uma maneira que encontramos de homenagear tanto o projeto que nos deu luz como aquelas que por meio de suas mãos nos ajudam a tecer essa história”, diz Cecília Brennand.

Serviço:

Onde encontrar a Coleção Capiba:
Casa Nordestesse – loja pop-up no Shopping Iguatemi SP
Loja física e showroom: Aria Social – Av. Ayrton Senna da Silva, 748 – Piedade – Jaboatão dos Guararapes-PE – 54410-240
Instagram: @projetocasademaria
Compras online: 81 99442-8231 (WhatsApp)