Início » Tendência: grandes empresas adotam o modelo híbrido
Notícias Corporativas

Tendência: grandes empresas adotam o modelo híbrido

Motivação dos colaboradores e alto custo para manter uma grande estrutura estão entre as razões para as empresas optarem pelo trabalho híbrido

Grandes empresas do país continuam apostando no trabalho híbrido. Entre as razões estão não só a motivação dos colaboradores, que preferem maior flexibilidade, mas também pelos altos custos operacionais e investimentos necessários para voltar às sedes mantidas antes da pandemia de covid-19.

A transformação no mundo do trabalho pós pandemia gerou grande impacto nas relações. Uma pesquisa realizada no mês de julho deste ano pelo IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas –  para a FEBRABAN aponta que os modelos remoto e híbrido, somados, têm a preferência de mais da metade dos trabalhadores (56%), contra 44% que preferem o presencial.

Nesse contexto em que se busca o bem-estar dos times e a manutenção da competitividade das empresas, o trabalho híbrido é uma opção que pode proporcionar flexibilidade para aumentar ou diminuir a estrutura conforme o tamanho das equipes e a realidade do mercado.

A Flowork, coworking com quatro unidades no Rio Grande do Sul e Paraná, possui uma solução para empresas que adotaram este modelo de trabalho. “Identificamos uma nova demanda e passamos a oferecer escritórios com um grande número de posições de trabalho que poderiam ser facilmente readequadas”, conta Daniel Pocztaruk, CEO da Flowork.

Entre as empresas atendidas pela Flowork está a KingHost que mantinha uma sede própria em Porto Alegre. Após análise, a empresa verificou que não fazia mais sentido manter a estrutura em um momento que os modelos de trabalho estavam sendo realinhados. Atualmente são mais de 200 colaboradores atuando em diferentes modelos: trabalho presencial, modelo híbrido, teletrabalho integral e home office. As idas ao escritório são organizadas via aplicativo.

Além da KingHost, Sodexo, Page Group e Booking.com também optaram pela Flowork para readequação de sua estrutura.

Outro serviço que registrou aumento da demanda nos últimos dois anos é o Escritório Virtual, no qual as empresas podem escolher entre opções que contemplam endereço comercial, endereço fiscal para fins de registro na junta comercial, atendimento telefônico personalizado e gestão da correspondência. O coworking possui mais de 500 clientes ativos na modalidade que dá desconto nos serviços pay-per-use.