Início » Frango de padaria ganha mais notoriedade após alta inflação
Notícias Corporativas

Frango de padaria ganha mais notoriedade após alta inflação

O frango de padaria tem se destacado cada vez mais em meio a um cenário de alta inflação, devido aos fatores que influenciam a escolha da carne de frango ao invés de outras proteínas, como a carne bovina, por exemplo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a carne de frango é a segunda proteína mais consumida no Brasil, por diversas questões, como: preferência do consumidor, custo-benefício, facilidade e versatilidade na preparação dos pratos. De acordo com a pesquisa 94% dos lares brasileiros consomem a carne de frango, sendo que 54% consomem até três vezes na semana. Em relação às características dos produtos, 82% dos entrevistados consideram a carne de frango uma proteína mais saudável em relação as outras carnes e 68% veem a proteína com mais praticidade no preparo do que carnes vermelhas.  

Com a alta inflação que ocorreram nos últimos anos, comerciantes enxergaram uma oportunidade de crescimento através do segmento de rotisseries e em padarias que também oferecem os mesmos serviços e vem se destacando desde os anos 90. A principal oferta é o frango de padaria, que já se faz presente aos domingos em família, influenciada pela memória afetiva do consumidor e, ao decorrer da semana vem ganhando mais destaque devido a praticidade no momento da compra, virando tendência entre os brasileiros.

Esses estabelecimentos aproveitaram as portas abertas pelos frangos e iniciaram a implementação das mais diversas opções de proteínas, acompanhamentos e experiências para os consumidores. Carnes bovinas, suínas e inclusive peixes começaram a dar as caras, diversificando ainda mais o cardápio do brasileiro, aumentando o poder de escolha do cliente.

 Além disso, outros fatores estão atrelados ao sucesso do frango de padaria, sendo eles sua economia comparada ao valor de outros tipos de produtos fornecido nesses estabelecimentos e a vantagem de se ter o equipamento correto para cada tipo de operação. Atualmente existe no mercado de food service rotisseries com cocção (em roda gigante), desenvolvidas especialmente para padarias, esses equipamentos possuem um sistema giratório de cocção e convecção, permitindo que o frango asse de maneira uniforme.

Para Esdras Marcio, gerente de vendas de fornos rotisseries na Aços Macom, a tecnologia sofisticada do equipamento traz agilidade e modernidade ao estabelecimento, além de proporcionar uma uniformidade no processo de cocção. A crocância na pele do frango é uma característica valorizada pelos brasileiros, e a praticidade no processo de montagem e abastecimento das máquinas também são um diferencial apreciado pelos clientes.

A crescente popularidade das rotisseries holandesas nos supermercados e padarias mostra que os clientes estão reconhecendo o valor desse mix de produtos de fácil operacionalização. A boa notícia é que essa estratégia tem proporcionado um excelente resultado na margem de lucro, afirma Esdras.

Portanto, em um cenário de transformações econômicas, as rotisseries em padarias surgem como um exemplo de adaptação eficaz, oferecendo aos consumidores brasileiros uma gama diversificada de opções proteicas e experiências gastronômicas, enquanto também contribuem para o crescimento do setor alimentício no país.