Início » Manutenção industrial envolve ações técnicas e operacionais
Notícias Corporativas

Manutenção industrial envolve ações técnicas e operacionais

Especialista destaca a importância de as empresas adequarem o tipo de manutenção às especificidades de seu maquinário e ao contexto de seus negócios

A manutenção industrial envolve um conjunto de ações técnicas e operacionais necessárias para que determinado item seja restaurado, adequado ou substituído, visando à conservação e ao bom funcionamento de máquinas e equipamentos e, com isso, garantindo que paradas não programadas prejudiquem o andamento da produção.

Por meio da prática da manutenção planejada, as indústrias podem prevenir possíveis problemas que culminariam na redução da eficiência de seus maquinários, ou mesmo na perda de função destes, o que afetaria os processos de produção e, consequentemente, a produtividade das empresas caso as operações fossem, ainda que por pouco tempo, suspensas.

Outras características que a manutenção planejada pode oferecer às indústrias são a expansão da vida útil do maquinário, minimizando prejuízos financeiros e perdas de receita com reparos imprevistos ou aquisição de novos equipamentos, e o aumento da segurança do trabalho para funcionários e colaboradores.

“É importante que as indústrias realizem planejamentos de manutenção adequando as especificidades de seus negócios ao tipo de manutenção que melhor se ajusta aos seus processos fabris”, ressalta João Luiz, proprietário da Sansei Válvulas, que desde 2003 atua como distribuidora de produtos industriais.

Tipos de manutenção industrial

Há dois tipos de manutenção industrial mais comuns: a preditiva e a preventiva.

A manutenção preditiva pode ser definida como um método de monitoramento constante para antecipar anomalias na operação de máquinas e equipamentos, antes que haja uma falha grave. Ela se baseia na adoção de ferramentas de análise de dados, que processam informações obtidas por meio do histórico de funcionamento do maquinário. 

“Esse tipo de manutenção visa determinar antecipadamente a necessidade de um serviço de reparo, eliminando desmontagens desnecessárias de equipamentos para inspeções e aumentando o tempo de disponibilidade deles”, pontua João Luiz.

Já a manutenção preventiva tem como principal característica o fato de ser feita de forma periódica: os reparos são realizados, portanto, antes que os equipamentos apresentem sinais de falhas. “Esse tipo de manutenção interrompe o processo produtivo da empresa em um momento pré-definido, considerando a relação entre o tempo de vida útil dos componentes do maquinário e suas horas trabalhadas”, informa o especialista.

Por fim, o proprietário da Sansei Válvulas salienta que, independentemente do tipo de manutenção a ser adotada pela empresa, é imprescindível que a manutenção seja executada por profissionais qualificados e com ferramentas adequadas para cada tipo de operação.

Para saber mais, basta acessar https://sanseivalvulas.com.br