Início » Saiba como a Fisioterapia pode auxiliar a saúde da mulher
Saúde

Saiba como a Fisioterapia pode auxiliar a saúde da mulher

Especialista fala dos benefícios da fisioterapia para o corpo e a mente feminina

Muitas pessoas não sabem, mas a fisioterapia tem um papel importante na saúde da mulher, sendo capaz de tratar várias condições que afetam a saúde física e mental. A fisioterapeuta e responsável técnica pela Clínica-Escola de Fisioterapia da UNINORTE, Thallyne Barreto, fala sobre os benefícios da especialidade e quando a mulher deve procurar esse profissional de saúde.

“A Fisioterapia pode auxiliar na saúde do assoalho pélvico, prevenindo e tratando problemas como incontinência urinária, dor pélvica e até disfunção sexual, assim como a saúde musculoesquelética, melhorando a postura, aliviando a dor lombar, em tratamento de lesões e reabilitação pós-cirurgia”, lista a fisioterapeuta.

A especialidade é uma grande aliada durante a gravidez e o pós-parto pois auxilia na preparação para o parto por meio do fortalecimento do assoalho pélvico. “Depois do parto, a fisioterapia ajuda a recuperar a força muscular perdida, diagnosticar e tratar diástase abdominal,  que é muito frequente nas parturientes, além de diminuir o risco de problemas urinários”, acrescenta

 Ainda de acordo com a especialista, os benefícios também se estendem para a promoção da saúde mental, qualidade de vida, além da fase da menopausa. “Terapias de relaxamento, técnicas de respiração e exercícios físicos prescritos na fisioterapia podem ser aliados no tratamento do estresse, ansiedade e depressão. Por meio desses tratamentos, a fisioterapia pode melhorar a qualidade de vida, prevenir e tratar disfunções frequentes em mulheres em todas as fases da vida e isso estende até mesmo a fase da menopausa, já que a fisioterapia pode ajudar a prevenir a osteoporose e a incontinência urinária, além de aliviar as dores articulares e musculares que chegam nesse período”, pontua Thallyne Barreto.

Atendimento

A Clínica-escola de Fisioterapia da UNINORTE atende mulheres de todas as idades que procuram prevenir e tratar condições médicas. Os atendimentos são feitos por estudantes que estão concluindo a graduação, orientados e supervisionados por um fisioterapeuta especialista em saúde da mulher.O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na avenida Getúlio Vargas, 720, Centro, mediante taxa social. Para marcar uma consulta, os interessados devem entrar em contato pelo número/Whatsapp (92) 3212-5169.