Início » Programa de controle do tabagismo avança para mais 14 municípios no Amazonas
Amazonas Saúde

Programa de controle do tabagismo avança para mais 14 municípios no Amazonas

FOTOS: Divulgação/FCecon

 Municípios vão instalar o Ambulatório do Fumante, oferecendo suporte profissional e medicamentoso para quem quer parar de fumar

Mais 14 municípios do Amazonas vão aderir, neste ano de 2023, ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

O treinamento para o tratamento de fumantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para profissionais de saúde de 22 cidades amazonenses, que ocorreu na última semana na FCecon, marcou o início dos trâmites para a implantação do programa, que permitirá a instalação de Ambulatórios do Fumante nos municípios.

A coordenação estadual do PNCT é ligada ao Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da FCecon e foi instituído em 1995. O objetivo do programa é reduzir a prevalência de fumantes e as mortes relacionadas ao consumo do tabaco.

“O principal objetivo do programa é reduzir o número de fumantes, porque o cigarro é o maior fator de risco isolado de mortes prematuras no mundo todo, seja por câncer ou por doenças no coração”, afirma o coordenador estadual do Programa de Controle do Tabagismo no Amazonas, cardiologista Aristóteles Alencar, responsável pelo trabalho desde a sua criação.

O programa

O PNCT articula entre os estados de todo o Brasil a rede de tratamento do tabagismo no SUS através dos Ambulatórios do Fumante, do programa Saber Saúde, das campanhas e outras ações educativas para promover ambientes livres do tabagismo.

Uma das atividades foi a capacitação sobre o tratamento de fumantes pelo SUS para profissionais de saúde de 22 municípios do Amazonas. Todos fazem ou farão parte das equipes de saúde dos 20 municípios que já participam do programa e de outros 14 municípios que estão implantando o PNCT em 2023.

Adesão

Manicoré, Careiro Castanho, Barreirinha, Itamarati, Santa Isabel do Rio Negro, Novo Aripuanã, Codajás, São Gabriel da Cachoeira, Juruá, Jutaí, Santo Antônio do Içá, Fonte Boa, Urucurituba e Coari estão implantando o PNCT em suas cidades, após o treinamento.

As equipes de saúde vão instalar o Ambulatório do Fumante nos municípios, oferecendo à população que quer parar de fumar o suporte profissional e medicamentoso necessários. O programa é totalmente gratuito aos municípios e o recebimento da medicação é via Ministério da Saúde.

Dados do Serviço de Criação de Formulários do SUS (FormSus), do ano de 2022, mostram que a grande maioria dos tabagistas que procurou atendimento nos Ambulatórios do Fumante no Amazonas foi de homens na faixa etária entre 18 e 60 anos. Das 413 pessoas atendidas na primeira consulta, 180 chegaram sem fumar na quarta sessão.

Fatos marcantes

O trabalho realizado pela coordenação estadual no Amazonas trouxe avanços para o Estado. Segundo dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, a prevalência de fumantes caiu de 13%, em 2006, para 7,9% em 2020, em Manaus. É uma das capitais onde menos se fuma no Brasil.

O Amazonas Shopping foi o primeiro centro de compras do Brasil onde foi proibido fumar dentro de ambiente fechado. A data histórica ocorreu em 18 de outubro de 2000, em um trabalho conjunto de conscientização.

O Estado teve, ainda, o primeiro aeroporto do Brasil onde proibiu-se o fumo, com o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, também na década de 2000.

“Tivemos avanços muito expressivos no controle do tabagismo no Amazonas nessas quase três décadas. São ações educativas e de prevenção que evitam doenças e economizam gastos para as enfermidades ligadas ao tabaco”, afirma o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Com informações da assessoria.