Início » Conselho Municipal de Cultura de Manaus tem novo presidente
cultura Manaus

Conselho Municipal de Cultura de Manaus tem novo presidente

Neilo Batista, antes na posição de vice-presidente, foi nomeado para o cargo

Neilo Batista é o novo presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão vinculado à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Ele vai substituir o poeta Tenório Telles, que estava no cargo desde janeiro de 2021. A nomeação de Neilo foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), de sexta-feira (6/10), bem como a do novo vice-presidente, Carlos Guedelha.

O novo presidente do Concultura ocupava o cargo de vice-presidente desde o início da gestão David Almeida, é advogado de carreira e ativista social e cultural; participou da elaboração do Plano Municipal de Cultura, reformulação do decreto da Lei de Incentivo à Cultura e à implementação da Lei Paulo Gustavo. Já Guedelha, era diretor de Cultura do conselho.

Em meio ao processo de implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG), Neilo reafirma o compromisso assumido pela atual gestão de fazer valer a mais ampla e diversa distribuição de recursos aos artistas e fazedores de cultura de Manaus com suas comunidades urbanas, indígenas rurais e ribeirinhas.

“Fizemos um planejamento e realizamos o maior leque de buscas ativas, de forma inédita, para incluir nossos artistas de comunidades distantes nas zonas rurais e urbana”, afirmou o novo presidente.

Os próximos passos da nova gestão, segundo Neilo, está a elaboração do planejamento estratégico. “O próximo ano será um período com as limitações de tempo, por causa da legislação eleitoral, por isso, precisamos acelerar as ações para dar conta do calendário cultural”, explicou, dizendo, ainda, que, neste ano, os conselheiros vão se dedicar fortemente na realização da Conferência Municipal de Cultura, sob execução da Manauscult, que definirá a política  cultural do município.