Início » Fundação Memorial Mori publica os relatórios GPCI – 2023 e o GPCI – Centros financeiros
Notícias Corporativas

Fundação Memorial Mori publica os relatórios GPCI – 2023 e o GPCI – Centros financeiros

— Últimas classificações afetadas por mudanças em transporte global, custo de vida e estilos de trabalho —

O Instituto para Estratégias Urbanas da Fundação Memorial Mori, um órgão de pesquisa estabelecido pela Mori Building, principal desenvolvedor urbano em Tóquio, anunciou hoje o seu relatório Global Power City Index (GPCI) 2023 sobre a força global das 48 principais cidades do mundo. Não houve mudança nas classificações do 1º ao 7º lugar, com Tóquio (3º) e Paris (4º) permanecendo próximas, sendo que nenhuma das duas conseguiu aumentar suas pontuações desde o último ano. Entre as outras top 10 cidades, Dubai subiu do 11º para o 8º lugar, tornando-se a primeira cidade do Oriente Médio a ficar entre as 10 melhores cidades, enquanto Xangai caiu do 10º para o 15º lugar e Berlim perdeu duas posições, caindo para 10º lugar. Londres (1º) e Singapura (5º) melhoraram suas pontuações com a renovação dos pontos fortes que ficaram estagnados durante a pandemia.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231108665858/pt/

48 major cities evaluated in Mori Memorial Foundation’s GPCI–2023 Report (Graphic: Business Wire)

48 major cities evaluated in Mori Memorial Foundation’s GPCI–2023 Report (Graphic: Business Wire)

As condições globais, como conflitos internacionais, alta inflação e mudança de estilos de trabalho, tiveram um impacto significativo nas classificações gerais deste ano, assim como em seis funções urbanas e em 70 índices. Em muitas cidades, o “Número de passageiros aéreos” e o “Número de chegadas e partidas nos aeroportos” na função Acessibilidade permaneceram abaixo dos níveis de 2019, indicando uma estagnação contínua no setor de aviação internacional.

Em Habitabilidade, as classificações “Nível de preços” e “Aluguel de moradia“ mudaram significativamente, provavelmente devido ao custo de vida. As classificações geralmente caíram em “Número de lojas de varejo” e “Número de restaurantes”, especialmente entre as cidades dos EUA, sugerindo que as tendências recentes de se trabalhar em casa, assim como o custo de vida, continuaram a impactar nos centros das cidades. Em Acessibilidade, o “Tempo de deslocamento” continuou a cair na maioria das cidades desde 2019, de acordo com os dados coletados por meio de pesquisas residenciais em cada cidade.

Ao se analisar cada uma das seis funções, começando com Economia, Tóquio perdeu muito de sua força e caiu cinco posições, indo para o 10º lugar, principalmente devidoàmenor competitividade em “Variedade de opções de locais de trabalho” e “Níveis salariais”. Em I&D, força contínua foi exibida por Nova York e outras cidades dos EUA que representavam metade das top 10. Londres demonstrou uma força esmagadora em Interação cultural, especialmente com o desempenho recuperado em “Número de visitantes estrangeiros”, e Dubai também expandiu sua presença nesta função. A função Habitabilidade foi a que mais mudou devido ao aumento do custo de vida. Em Ambiente, as cidades europeias, especialmente aquelas com populações abaixo de um milhão, continuaram a dominar nas principais classificações, como fizeram no ano passado. O forte “Compromisso com a ação climática” influenciou as classificações, como no caso de Genebra, que ganhou força significativa neste indicador. Em Acessibilidade, Amsterdã foi a No 1 pela primeira vez devido às altas pontuações em “Tempo de deslocamento” e “Velocidade média de condução”, enquanto nos anos anteriores, as principais cidades tendiam a ter uma boa pontuação em “Número de passageiros aéreos” e “Voos internacionais diretos”.

Destaques do GPCI 2023

Londres (1º)

Londres, após ver suas pontuações caírem durante a pandemia, teve uma forte recuperação este ano em indicadores como “Nível salarial” (Economia), “Número de visitantes estrangeiros” (Interação cultural) e “Número de passageiros aéreos” (Acessibilidade), com todos subindo desde o ano passado. Mesmo depois da pandemia, as conexões aéreas internacionais de Londres permaneceram fortes. Entretanto, as pontuações que caíram incluíram “Disponibilidade de recursos humanos qualificados” (Economia), “Satisfação com a limpeza urbana” (Meio ambiente) e “Velocidade média de condução” (Acessibilidade).

Nova York (2º)

Nova York permaneceu em 2º lugar, mas em sua pontuação geral perdeu terreno para Londres. A cidade melhorou em “Nível salarial”, “Variedade de opções de local de trabalho” e “Tempo de deslocamento” (Economia), mas caiu em “Número de lojas de varejo” e “Número de restaurantes” (Habitabilidade). Refletindo as preocupações com o esvaziamento das cidades devido às mudanças nos estilos de trabalho, Nova York perdeu no quesito competitividade em seu número de restaurantes e lojas de varejo, funções representativas da vida urbana.

Tóquio (3º)

Tóquio se manteve na 3ª posição, mas ainda está perto de Paris, que ficou em 4º lugar. O “Nível de preço” e o “Aluguel de moradia” (Habitabilidade) melhoraram devido ao impacto da moeda iene mais fraca, o que fortaleceu a posição de Tóquio como uma cidade mais acessível para se viver. Entretanto, Tóquio perdeu competitividade em “Nível salarial” e “Variedade de opções de local de trabalho”, caindo para o 10º lugar em Economia, sua classificação mais baixa já vista nesta função. Tóquio também perdeu posição em “Compromisso com a ação climática” e “Satisfação com a limpeza urbana” (Meio ambiente).

Paris (4º)

Paris ficou perto da terceira colocada, Tóquio, mas foi incapaz de reverter sua classificação. Em Acessibilidade, Paris melhorou em “Número de passageiros aéreos”, mas perdeu força em “Velocidade média de direção” e “Facilidade de mobilidade de táxi ou bicicleta”, ambas medidas de mobilidade intraurbana, em contraste com Amsterdã, que subiu em ambos os indicadores. Melhorar a mobilidade intraurbana será fundamental para os prospectos futuros de Paris,àmedida que se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2024.

Singapura (5º)

Singapura, como Londres, ganhou força após estagnar desde o início da pandemia em 2020. Este ano, a cidade pontuou mais alto em “Nível salarial” (Economia), “Número de visitantes estrangeiros” (Interação cultural) e “Número de passageiros aéreos” (Acessibilidade). Entretanto, embora o aumento do custo de vida tenha sido pronunciado entre todas as cidades, Singapura sofreu uma queda particularmente significativa, caindo do 25º para o 35º lugar em Habitabilidade, incluindo pontuações mais baixas tanto em “Aluguel de moradia” quanto em “Nível de preço”.

Dubai (8º)

Dubai subiu para o 8º lugar, a sua pontuação mais alta já vista, graçasàmelhoria nas pontuações em Economia, Interação cultural, Habitabilidade e Acessibilidade. Em Economia, ficou em 1º lugar em “Taxa de imposto corporativo” e subiu do 23º para o 10º lugar em “Nível salarial”. Em Interação Cultural, ficou em 1º lugar em “Número de residentes estrangeiros” e 2º em “Número de quartos de hotel de luxo”. Também ficou em 1º lugar em “Taxa total de desemprego” e “Flexibilidade de estilo de trabalho” (Habitabilidade), assim como em “Velocidade média de condução” (Acessibilidade). Dubai está aumentando de forma constante sua presença como uma cidade central no Oriente Médio, similaràLondres na Europa e Nova York nas Américas.

Xangai (15º)

Xangai teve uma queda vertiginosa, caindo das top 10 para o 15º lugar. Em Acessibilidade, Xangai caiu do 1º para o 9º lugar. Pior ainda, devido às prolongadas restrições de viagem da China, a cidade caiu da 3ª para a 27ª posição em “Número de passageiros aéreos”. Também caiu em “Velocidade média de direção” e “Facilidade de mobilidade de táxi ou bicicleta”, indicando que são necessárias melhorias não apenas em conexões internacionais, mas também na facilidade e conveniência de se viajar dentro de Xangai.

GPCI – Centros financeiros

A rápida expansão e internacionalização do setor financeiro global está intensificando a competição entre as principais cidades, tornando o status de cada cidade como centro financeiro internacional cada vez mais importante. A Fundação Memorial Mori, além de sua avaliação multifacetada das cidades em termos de seis funções no Global Power City Index (GPCI), nomeadamente Economia, I&D, Interação cultural, Habitabilidade, Ambiente e Acessibilidade, adicionou agora a função Finanças, que consiste em 14 indicadores em 4 grupos.

O setor financeiro global é liderado por Nova York e Londres, seguidas por quatro cidades asiáticas: Tóquio, Pequim, Xangai e Hong Kong. As características financeiras destas principais cidades estão descritas abaixo.

  • Nova Iorque: altamente classificada em todos os quatro grupos de indicadores e primeira em quatro indicadores específicos: “Capitalização do mercado de ações”, “Valor de negociação no mercado de ações”, “Principais gestores de ativos do mundo” e “Escritórios de advocacia internacionais”.

  • Londres: classificada em primeiro lugar em “Rotatividade cambial” e “Rotatividade de derivativos de taxas de juros”, indicações dos pontos fortes distintivos da cidade. Também classificada em segundo em “Pessoal altamente qualificado”.

  • Tóquio: forte em Intermediários financeiros, classificando-se em primeiro nos indicadores “Sede da melhor companhia de seguros do mundo” e “Melhores fundos de pensão do mundo”.

  • Pequim: forte em Intermediários financeiros e Pessoal altamente qualificado, incluindo a classificação em primeiro lugar em “Melhor sede de banco do mundo”.

  • Xangai: forte em Mercados de instrumentos financeiros, classificando-se em primeiro lugar em “Capital levantado por meio de IPOs”, segundo lugar em “Capitalização no mercado de ações” e terceiro lugar em “Valor de negociação no mercado de ações”.

  • Hong Kong: forte em Mercados cambiais e em Taxas de juro (3º), Pessoal altamente qualificado (4º) e Mercados de instrumentos financeiros (5º).

O comunicado de imprensa completo pode ser visto no seguinte link:

https://mori-m-foundation.or.jp/pdf/GPCI2023_release_en.pdf

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Hiromi Jimbo e Peter Dustan, Instituto de Estratégias Urbanas, Fundação Memorial Mori

+81 (0)3-6406-6800

iusall@mori-m-foundation.or.jp

Fonte: BUSINESS WIRE