Início » Prevenção ao assédio no trabalho é tema de estudo da LLYC
Notícias Corporativas

Prevenção ao assédio no trabalho é tema de estudo da LLYC

Relatório explora a relação entre a legislação brasileira, o papel das empresas e as consequências jurídicas. E oferece orientações práticas para cumprir regulamentos locais e promover ambientes de trabalho seguros

O assédio no ambiente de trabalho é uma realidade que afeta inúmeras pessoas em todo o Brasil. Dados recentes apontam que o Ministério Público do Trabalho recebeu este ano, de janeiro a julho, 8.458 denúncias de assédio moral e sexual  em todo o país – quase a mesma quantidade do total de denúncias do ano passado inteiro (8.508). É nesse contexto que a LLYC apresenta o informe “Prevenção ao assédio: uma obrigatoriedade para as empresas em conformidade com a legislação brasileira“. Este relatório detalha as responsabilidades das empresas no combate ao assédio e como a conformidade com a legislação pode criar um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso.

O relatório explora a relação entre a legislação, especificamente a Lei n. 14.457/2022, e o papel das empresas na prevenção do assédio no local de trabalho. A lei estabelece diretrizes rígidas para erradicar todas as formas de assédio nas empresas. No âmbito corporativo, as organizações desempenham um papel fundamental na criação de ambientes de trabalho seguros e respeitosos. Além de cumprir estritamente as regulamentações, elas têm o dever moral de cultivar uma cultura de trabalho inclusiva e de apoio, livre de qualquer forma de importunação.

O estudo também destaca as consequências jurídicas para empresas e indivíduos que negligenciam a prevenção do assédio. Com implicações legais significativas, a conformidade com a lei é essencial para evitar penalidades severas. Além dos reflexos na saúde, que podem levar à diminuição do entusiasmo e satisfação no trabalho, resultando em impactos negativos na saúde emocional do indivíduo, não restringindo-se ao indivíduo assediado, mas se espalhando pelo ambiente de trabalho, influenciando negativamente a moral e a produtividade dos colegas.

Para Naira Feldmann, diretora de Talent Engagement & PR de Influência da LLYC Brasil, a prevenção ao assédio é uma obrigação ética e legal, e este informe oferece insights valiosos e orientações práticas para as empresas cumprirem esses novos regulamentos locais. “Na LLYC, nosso compromisso em Talent Engagement nos impulsiona a criar conteúdo e serviços que realmente auxiliem outras empresas em sua jornada de conformidade com a legislação. Este informe é um passo significativo em direção a essa missão,” destaca. “Estamos dedicados a fornecer recursos que não apenas informam, mas também capacitam as organizações a promoverem ambientes de trabalho seguros e respeitosos”, conclui. 

O estudo será lançado em evento que acontecerá no dia 24 de outubro, terça-feira, na Câmara Sueca, em que serão analisados e discutidos os principais pontos do informe em um debate com especialistas do mercado, que compartilharão experiências, melhores práticas e estratégias, contribuindo assim para a construção de ambientes de trabalho mais seguros e em total conformidade com a legislação vigente. Para se inscrever, basta acessar a página Evento LLYC.