Início » Índice Confiança do Empresário Industrial sobe em Dezembro
Notícias Corporativas

Índice Confiança do Empresário Industrial sobe em Dezembro

Segundo os dados divulgados na pesquisa Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), houve um avanço de 0,6 ponto, passando de 50,4 pontos para 51 pontos.

Segundo os dados divulgados na pesquisa Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), houve um avanço de 0,6 ponto, passando de 50,4 pontos para 51 pontos. Este resultado, segundo o relatório, representa uma retomada após dois meses consecutivos de queda e um mês de estabilidade na confiança dos empresários industriais. O documento divulgado afirma que a variação do índice é acompanhada por uma série histórica que avalia a confiança do empresário, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança, enquanto valores abaixo apontam falta de confiança.

O relatório publicado afirma que a indústria mantém-se confiante em dezembro, uma vez que o índice permanece acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança. Ao analisar a publicação, verifica-se que a média histórica do índice é de 54,0 pontos, o que pode indicar que a confiança no setor, por parte dos empresários, é positiva considerando toda série histórica, apresentada no estudo.

A pesquisa do ICEI é conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e envolveu a participação de 1.356 empresas, distribuídas entre pequeno, médio e grande porte. O período de coleta de dados ocorreu entre 1 e 7 de dezembro de 2023, com o documento concluído em 11 de dezembro de 2023. A publicação mensal fornece informações detalhadas sobre os índices de confiança, incluindo componentes como Índice de Condições Atuais e Índice de Expectativas.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de equipamentos Franquias Trans Obra afirma que o avanço de 0,6 ponto no Índice de Confiança do Empresário Industrial em dezembro é uma notícia encorajadora para o setor. Após dois meses de queda e um de estabilidade, o aumento sinaliza uma possível recuperação do otimismo entre os empresários. “A manutenção do índice acima da linha divisória de 50 pontos reflete a confiança predominante na indústria, respaldada pela média histórica de 54,0 pontos, indicando um cenário historicamente positivo”.

Ainda sobre o relatório divulgado, que pode ser consultado através do link no início desta matéria, foram apontados dados sobre a avaliação do Índice de Condições Atuais e Índice de Expectativas. Sobre o Índice de Condições Atuais, o relatório apontou aumento de 1,1 ponto, atingindo 46,8 pontos. Além disso, o documento aponta que apesar de permanecer abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando uma piora nas condições atuais, os empresários apontam uma melhora em relação ao mês anterior, destacando uma intensidade menos acentuada e disseminada dessa piora. 

Sobre o Índice de Expectativas, o relatório mostrou que o resultado manteve-se próximo da estabilidade, com um aumento de 0,3 ponto para 53,1 pontos. O documento diz que este índice, que permanece acima da linha divisória, continua indicando otimismo da indústria para os próximos seis meses. Na conclusão do relatório, nota-se uma afirmação mais abrangente relacionada a economia brasileira dizendo que o otimismo está concentrado nas expectativas das próprias empresas (índice de 56,5 pontos), enquanto persiste o pessimismo em relação ao futuro da economia brasileira (índice de 46,3 pontos).

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que esses dados reforçam a complexidade do cenário econômico atual, com empresários demonstrando confiança nas perspectivas internas de suas empresas, enquanto mantêm uma postura cautelosa diante das condições macroeconômicas do país.