Início » Drones são a automatização da segurança perimetral
Notícias Corporativas

Drones são a automatização da segurança perimetral

O uso de drones para a segurança perimetral tem se tornado cada vez mais popular e eficiente nos últimos anos. Eles podem ser controlados remotamente por meio de um controle ou software específico. Os drones têm sido aplicados na segurança para monitorar e proteger casas e perímetros de propriedades, como instalações industriais, empresas, complexos residenciais, áreas rurais e até mesmo eventos públicos.

A segurança perimetral tornou-se automatizada graças a diversos avanços tecnológicos. Segundo a pesquisa “Applications and Challenges in Video Surveillance via Drone: A Brief Survey”, da Universidade de Sejong, o emprego de drones para a detecção de objetos, reconhecimento de atividades, operações de busca, entre outros propósitos, pode facilitar a vigilância e o monitoramento. 

De acordo com a plataforma de pesquisas de mercado MarketsandMarkets, o setor global de segurança perimetral teve seu valor estimado em 70.8 bilhões de dólares em 2022, e está projetado para atingir 100.2 bilhões de dólares até 2027

Para Marcos Betelli, Analista de Pré-Projetos da Loomy Smart Solutions, empresa de Empreendimentos Inteligentes especialista em Tecnologia Avançada e Telecom, o uso de drones pode ser uma alternativa na prevenção de roubos, invasões e outras atividades criminosas, além de garantir a segurança de todos que estão dentro da área protegida. Para essa proteção, normalmente são utilizados diferentes sistemas e tecnologias, como câmeras de segurança, sensores de movimento e até alarmes.

Drones são veículos aéreos não tripulados, ou seja, não têm pilotos dentro deles. São também conhecidos como “quadcópteros” ou “veículos aéreos não tripulados” (VANT). Eles são controlados remotamente por meio de um controle ou um software específico.

Eles vêm sendo explorados das formas mais diversas possíveis: fotografias, entregas, pesquisas e mapeamento, além de, é claro, monitoramento. Uma pesquisa realizada pela analista de mercado Zion Market Research, aponta que o mercado global de drones de segurança residencial deve crescer para quase 975 milhões de dólares até 2030.

Como os drones contribuem para a segurança perimetral?

Segundo Marcos Betelli, “Os drones estão cada vez mais sendo considerados em projetos de segurança e uma das áreas de destaque é para ronda”. É possível planejar e programar missões de patrulhamento aéreo, onde o drone executa ações de ronda perimetral, continua Betelli. 

O Analista de Pré-Projetos também informa que entre os principais recursos para otimizar a segurança perimetral está a inteligência artificial, capaz de detectar anomalias e ameaças indesejadas de forma automatizada. 

Esses veículos aéreos possibilitam o reconhecimento de pessoas, carros, animais, objetos e até interpretação de imagem. Além disso, é possível equipar os drones com acessórios como câmeras térmicas, alto-falantes e holofotes.


Quais os benefícios dos drones em comparação aos métodos tradicionais de segurança perimetral?

Os drones são equipamentos que trouxeram muitos benefícios em comparação com os métodos tradicionais de segurança. A seguir, Betelli cita algumas vantagens que eles oferecem:

  • Visualização a longa distância

Eles são equipados com câmeras avançadas que conseguem ver objetos e áreas a uma grande distância, o que é muito útil para vigiar grandes extensões de terra, como condomínios, fazendas ou até mesmo cidades inteiras.

  • Monitoramento em áreas maiores

Os drones são rápidos e podem cobrir grandes extensões de terreno em pouco tempo. Isso é especialmente útil em situações em que seria difícil ou demorado ter muitos recursos humanos para patrulhar uma área extensa.

  • Monitoramento em terrenos acidentados e em regiões humanamente inacessíveis

São extremamente versáteis e conseguem voar em terrenos acidentados e locais que seriam inacessíveis para as pessoas. Isso significa que eles podem sobrevoar montanhas, florestas densas e regiões de difícil acesso, fornecendo uma visão abrangente e detalhada.

  • Eficiência em tempo real

Os drones também são capazes de cobrir uma grande extensão em pouco tempo, o que é muito eficiente para situações de emergência ou quando é necessário fazer uma inspeção rápida em uma área. Eles podem transmitir as imagens em tempo real para a central de controle, permitindo que as equipes de segurança ajam de forma mais rápida e precisa caso algo suspeito seja detectado.

  • Uso de Inteligência Artificial

Outra vantagem é o uso da Inteligência Artificial (IA) em alguns drones. Com essa tecnologia, eles podem aprender e reconhecer padrões, o que é útil para identificar comportamentos estranhos ou situações de risco. Isso torna o monitoramento ainda mais eficiente e ajuda a prevenir possíveis problemas.

Por fim, os drones também são capazes de notificar a central de controle instantaneamente quando algo fora do comum é detectado. Essa notificação rápida permite uma resposta imediata e eficiente, contribuindo para a segurança das pessoas e dos locais monitorados.