Início » Pista do Aeroporto de Manaus ficará fechada por 8 horas até janeiro de 2024
Manaus

Pista do Aeroporto de Manaus ficará fechada por 8 horas até janeiro de 2024

A partir de setembro, a pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, localizado no Tarumã, Zona Oeste de Manaus, será interditada por oito horas, todos os dias, para obras.

O anúncio foi feito pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, que administra o terminal aeroportuário de Manaus, na última quarta-feira (16). A interdição da pista será no período da manhã de 4h até às 12h e vai até janeiro de 2024.

De acordo com a concessionária, a nova etapa de intervenções ocorrerá em uma extensão maior da pista, de 4 de setembro a 8 de janeiro. As obras fazem parte do contrato de concessão assinado com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

Entre as intervenções previstas na pista, estão desde recapeamento asfáltico em todo o sistema de taxiways (vias por onde as aeronaves fazem pouso e decolagem) até sistema de drenagem e sinalizações horizontais e verticais.

As obras, segundo a concessionária, são para garantir a segurança e eficiência das operações aeroportuárias, além de melhorar a experiência de viagem dos passageiros, promover o turismo local e impulsionar o crescimento econômico da região.

“Em relação à pista de pouso e decolagem, em março desse ano tivemos evento de manutenção não-programada com necessidade de intervenção no asfalto, impactando a operação. É isso que precisamos evitar. Essas obras, portanto, são necessárias para garantir a continuidade operacional e a segurança dos pousos e decolagens”, afirmou a diretora-presidente da concessionária, Karen Strougo.

No dia 21 de março deste ano, a pista do aeroporto teve ser fechada por sete horas para realização de manutenção corretiva emergencial em um trecho. Em virtude da paralisação, setes voos foram cancelados e seis sofreram reajustes de horários.