Início » Diretora da Baixada recebe prêmio de Melhor Curta em festival na Argentina
cultura

Diretora da Baixada recebe prêmio de Melhor Curta em festival na Argentina

O curta-metragem “Desova”, da Quiprocó Filmes, recebeu nesta quarta, dia 31 de maio, o Prêmio de Melhor Filme na Competição Oficial Internacional de Curtas-metragens do 12º Festival Internacional de Cine Político – FICIP, em Buenos Aires, na Argentina. O curta, dirigido e roteirizado por Laís Dantas, aborda o desaparecimento forçado de pessoas na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, mostrando principalmente os atravessamentos e consequências nas vidas das mães que perderam seus filhos.

Laís Dantas tem apenas 28 anos e é cria de Duque de Caxias, também na Baixada, tendo assinado a direção de projetos no Canal Brasil, Instagram, Porta dos Fundos e Quebrando o Tabu.

“É a minha primeira vez fora do Brasil e também a estreia internacional do curta. É um filme que retrata uma realidade muito difícil. Fico muito contente pelo prêmio e desejo que ajude a propagar essa mensagem tão importante de combate à violência. Que o filme possa ser uma ferramenta de justiça para essas mães”, afirma.

“Desova” foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar de 2020, de autoria do deputado federal Marcelo Freixo, que não só possibilitou a realização do filme, mas também uma bolsa de pesquisa sobre o assunto intitulada “Mapeamento exploratório sobre desaparecidos e desaparecimentos forçados em municípios da Baixada Fluminense”, conduzida por diversos pesquisadores da UFRRJ, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Todas as ações também fazem parte do projeto Grita Baixada 2020, do Fórum Grita Baixada, que apresenta o curta-metragem. O filme conta ainda com o apoio da Fundação Heinrich Böll.

Desova” busca compreender as dinâmicas do desaparecimento forçado de pessoas, que incluem técnicas do Estado de desaparecer corpos, bem como a tentativa de mães e familiares das vítimas em lidar com esse trauma, por meio da criação de grupos e coletivos de apoio. 

Sobre Laís Dantas: Diretora, diretora de fotografia e montadora. Estudou Fotografia na EAV Parque Lage e Audiovisual com o coletivo Mate com Angu. Emm 2019 lançou um média doc como diretora e diretora de fotografia chamado NuFlow sobre batalhas de rima e slams. Atuou em projetos voltados para mídia digital para nomes como Dove, Natura, Ibeu e Instituto Marielle Franco. Como diretora já assinou projetos no Canal Brasil,  Instagram, Porta dos Fundos e Quebrando o Tabu. Fez a direção de fotografia do curta “A Mulher do Fim do Mundo”, dirigido por Geo Abreu, do mini-doc “Respeita Nosso Sagrado”, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa (Quiprocó Filmes) e do longa “Rio, Negro” (Quiprocó Filmes). 

Sobre o Fórum Grita Baixada: O Fórum Grita Baixada (FGB) é um movimento social, constituído por uma rede de organizações e pessoas da sociedade civil articuladas em prol de iniciativas voltadas aos direitos humanos, sistema de justiça e a uma política de segurança pública cidadã para a Baixada Fluminense. Dentre os objetivos: promover e apoiar espaços de formação e articulação de organizações e pessoas na defesa e promoção dos direitos humanos na Baixada Fluminense, tendo como temas principais a segurança pública, a violência de Estado, o protagonismo da juventude, as formas de enfrentamento ao racismo, o feminicídio, e o uso de meios de proteção e cuidado para os defensores e defensoras de direitos humanos. Contato: Adriano de Araujo, coordenador executivo do FGB: 21 99306-9960 cel/WhatsApp).

Sobre a Quiprocó Filmes:

A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. Realizamos oficinas audiovisuais em parceria com instituições da sociedade civil.