Início » Detran Amazonas empossa 80 novos servidores aprovados em concurso público
Amazonas Destaque

Detran Amazonas empossa 80 novos servidores aprovados em concurso público

Divulgação Detran/AM

Foram empossados 43 agentes de trânsito, 28 examinadores de veículos, oito vistoriadores de veículos e um perito de acidente de trânsito

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá, empossou 80 novos servidores aprovados no concurso público promovido pela instituição. A assinatura do Termo de Posse ocorreu na sede do Detran-AM, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 2.884, bairro Parque 10, zona centro-sul de Manaus.

“Esse é um momento de muita emoção para todos nós. O Detran Amazonas é uma instituição grande, complexa e muito importante dentro da estrutura do Governo do Estado. Ressalto a minha satisfação em fazer parte deste governo, e em nome do governador Wilson Lima saudar todos vocês. E, a partir de agora, vocês passam a ocupar um papel muito importante nesse processo. Vocês são os primeiros servidores efetivos, estatutários da história do Detran Amazonas”, disse o diretor-presidente, Rodrigo de Sá.

Ao todo, foram 108 convocados, sendo que 14 pediram prorrogação de posse, 13 desistiram, e um foi desclassificado, totalizando 80 aptos a assinarem o termo de posse. São 43 agentes de trânsito, 28 examinadores de veículos – nas categorias “AE”, “AB” e “AD” – oito vistoriadores de veículos e um perito em acidente de trânsito.

Rodrigo ressaltou que, ao longo desses anos, nunca houve um concurso homologado no Detran-AM, mas que graças a coragem do governador Wilson Lima, que tem como meta “transformar a vida das pessoas e do Estado”, o certame foi possível. “O concurso foi feito a partir da vontade do governador de fazer as coisas, de realizar, de organizar uma instituição que tem tido um papel de protagonismo para a sociedade. O Detran mudou de cara!”, declarou, pedindo uma salva de palmas para todos aqueles servidores que “sustentaram” a autarquia ao longo dos 51 anos de existência.

O diretor-presidente fez, ainda, votos de que os novos servidores exerçam suas respectivas funções com muito trabalho, empenho, dedicação e parceria. “O que depender de mim e dessa gestão, nós vamos recebê-los de braços abertos porque vocês são extremamente necessários. Estamos atingindo outros patamares, patamares de credibilidade, de resgate da importância da instituição perante a sociedade, de atividades de cunho social e de ajuda daquelas pessoas que mais precisam. Essa é a nossa marca, a marca do nosso governador e o Detran não poderia ficar de fora disso. Vocês chegam para agregar, multiplicar e transformar todo esse crescimento”, finalizou ele.

Certame

O Detran-AM publicou o edital do certame no dia 25 de fevereiro de 2022, sendo a prova organizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). As provas objetivas e discursivas ocorreram no dia 15 de maio de 2022, nos turnos da manhã e tarde. No dia 30 do mesmo mês, foram divulgados os resultados e classificações preliminares das provas objetivas (ampla concorrência e PCD).

No dia 6 de junho de 2022, foi divulgado o resultado preliminar das provas discursivas de Ensino Superior, e no dia 9, o resultado e classificação definitiva das provas objetivas (ampla concorrência e PCD). No dia 13, também do mesmo mês, a instituição divulgou o resultado definitivo das provas discursivas de Nível Superior.

Ainda em junho, também foram divulgados os resultados definitivos da Perícia Médica (PCD) e da prova de títulos (Nível Superior), além do resultado e classificação preliminares do concurso público (ampla concorrência e PCD).

Em julho de 2022, o Detran Amazonas divulgou os resultados dos recursos contra o resultado e classificação preliminar do certame e resultado e classificação final do concurso público (ampla concorrência e PCD). No mesmo mês, houve a publicação no Diário Oficial do Estado do Edital de Homologação do certame para os cargos que não exigem curso de formação.

Em novembro de 2022, foram convocados 50 aprovados dentre os cargos que não exigem curso de formação. Em janeiro de 2023, houve a segunda nomeação de 15 novos aprovados em substituição aos que não tomaram posse ou entraram em exercício da primeira convocação. Atualmente há 34 servidores em pleno exercício, dos 50 convocados.

Em fevereiro de 2023, houve a convocação para iniciar Curso de Formação para os cargos de Agente de Trânsito, Examinador de Trânsito, Perito de Acidente de Trânsito e Vistoriador de Veículos. Em março, iniciou o Curso de Formação no Instituto Integrado de Ensino e Segurança Pública (IESP).

Em julho, foi publicado o resultado definitivo do Curso de Formação. Em agosto, o resultado e classificação final do concurso público para os cargos do Curso de Formação e, em setembro, a homologação integral do certame.