Início » Conselheiro do TCE-AM participará de evento preparatório da Conferência da ONU para discutir governança ambiental
TCE

Conselheiro do TCE-AM participará de evento preparatório da Conferência da ONU para discutir governança ambiental

O conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Júlio Pinheiro, participará da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, no período de 30 e 31 de agosto e 1º de setembro deste ano, em Belém, no Pará.

Promovido pelo Governo do Pará em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a reunião é um dos eventos preparatórios da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), marcada para novembro de 2025, e terá entre os palestrantes o 8º Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon; o ex-primeiro ministro britânico, Tony Blair, e o ex-presidente da Colômbia, Iván Duque.

“Recebi a incumbência de apresentar um painel que debaterá o papel dos tribunais de contas na governança ambiental no contexto da utilização sustentável dos recursos da Amazônia e como as Cortes de Contas podem atuar no controle ambiental, na ocupação desordenada, em um novo modelo produtivo na Amazônia e como os Tribunais de Contas podem colaborar na agenda de mudanças do clima. Será um debate enriquecedor e preparatório para a Conferência da ONU, em 2025”, disse o conselheiro Júlio Pinheiro.

O anúncio foi feito durante a sessão do Tribunal Pleno desta terça-feira (1º). O evento reunirá lideranças internacionais como o 8º Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que vai fazer a palestra magna no primeiro dia do evento, além do presidente do ICMM, Rohitesh Dhawan; o embaixador da UNESCO para a Sustentabilidade, Oskar Metsavaht; Neidinha Suruí, ativista na Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, entre outros.

Sobre a conferência

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias é promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), organização sem fins lucrativos que reúne mais de 130 empresas e instituições que atuam no setor mineral e assumiram o compromisso de proteger a Amazônia.

A participação é gratuita, as vagas são limitadas e qualquer pessoa pode se candidatar.