Início » “Sou defensor da pesquisa”, diz governador do Pará sobre exploração da Petrobras no rio Amazonas
Amazonas Destaque

“Sou defensor da pesquisa”, diz governador do Pará sobre exploração da Petrobras no rio Amazonas

Reprodução / CNN

governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que defende a pesquisa da Petrobras para avaliar a possível exploração de combustíveis fósseis na foz do rio Amazonas.

Segundo o governador, ele tem conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estaria buscando a mediação com os órgãos licenciadores. As declarações foram dadas durante o Seminário Brasil Hoje, organizado pelo Grupo Esfera nesta segunda-feira (15), em São Paulo.

“Eu sou defensor da pesquisa em toda e qualquer área. Cercear o Brasil a pesquisar os seus ativos, seja no campo ambiental ou qualquer outra atividade, é um retrocesso. A pesquisa vai nos dizer se é viável a exploração conciliando com o processo de preservação ambiental ou não”, destacou.

Durante painel sobre sustentabilidade amazônica, Barbalho ressaltou que a pesquisa pode ser uma oportunidade para o Brasil. “Neste momento, o Brasil tem condição de abrir mão de uma oportunidade de exploração sustentável de combustível fóssil? Entendo que seja uma discussão a ser aprofundada. Mas não se pode, por uma questão de pensamento estreito, propor que o Brasil não se permita uma oportunidade que outros países já fazem”, afirmou.

Para o governador do Pará, é preciso diversificar a matriz energética.“Estamos implementando a energia a gás a partir de janeiro de 2024. Temos a boa experiência no plantio de dendê a oportunidade de biocombustível”, ressaltou Barbalho.

O CEO da BBF, Milton Steagall, abriu o seminário destacando que o óleo de palma, como também é chamado o dendê, já é usado em termoelétricas e pode ser usado na aviação civil. “O decreto foi assinado pelo presidente Lula em 2010. Então, é o atual governo que desenhou todo o arcabouço para que a cultura da palma se desenvolvesse no país”, disse.

De CNN Brasil.